O início do mês é sempre aquela altura crítica do carregamento dos passes. No entanto, o mês de Outubro está a ter um arranque particularmente difícil. É que quem utiliza a aplicação Navegante não está a conseguir carregar o passe e tudo se deve a um ataque informático que justifica as enormes filas vistas em vários quiosques por toda a cidade.
Navegante: não está a conseguir carregar o passe? Não é o único!
Esta informação foi avançada pelo site oficial da app navegante. Nele pode ler-se que “a App navegante esteve durante o dia de hoje sob um ataque informático massivo. Estamos a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível. Lamentamos todos os incómodos causados.”
Entretanto e olhando para os relatos que surgem um pouco por todo o lado nas redes sociais os problemas continuam ao longo do dia de hoje.
Na impossibilidade de se carregar os cartões através da aplicação, o cartão Navegante pode ser carregado em todos os locais físicos onde já era possível fazê-lo anteriormente.
No entanto e olhando para as filas que se fazem sentir um pouco por todo o lado a melhor opção será eventualmente recorrer ao Multibanco para este efeito.
Onde carregar o cartão Navegante:
- Espaços navegante
- Multibanco
- Pontos navegante
- Redes de agentes navegante Payshop
- Máquinas e bilheteiras dos Operadores de Transporte
Conseguiu carregar mas o título não foi transferido para o cartão? Faça isto!
Caso se depare com esta situação é verdade que existe um formulário no site oficial para dar início ao processo de reaver o dinheiro. Mas não é esse processo que deve utilizar. De facto é possível fazer o pedido de estorno na app e a devolução é imediata. Não é um processo muito intuitivo pelo facto da opção estar mais escondida mas a verdade é que funciona.
Entretanto o mesmo tipo de reclamações surgem também no Portal da Queixa.
Como reaver o seu dinheiro
Em primeiro lugar na App Navegante tem de aceder ao menu “Histórico de carregamentos”. A seguir tem de selecionar o carregamento que deu origem ao erro e procurar pela opção “Pedir reembolso”.
Se por algum motivo não conseguir efetuar este processo então terá mesmo de contactar os serviços por telefone. 218 120 020 (Chamada Rede Fixa Nacional). A linha de apoio ao cliente está disponível nos dias úteis, entre as 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Alternativa à aplicação navegante
Se está a ter problemas com esta app saiba que vários utilizadores apontam como alternativa a app Pick. Está disponível para Android aqui e para iOS aqui.
Agora já sabe que se por algum motivo o seu passe não funcionar não é um problema assim tão pouco comum e pode reaver o seu dinheiro. Em alguns casos e na eventualidade de não ser possível devolver de imediato da forma como pagou solicitam-lhe o IBAN para esse efeito.
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