Recebeu uma encomenda que não pagou? Tenha muito cuidado!

Receber uma entrega misteriosa que não pagou pode parecer uma pequena prenda. Afinal de contas, pode ser algo útil e, normalmente, não tem qualquer obrigação legal de devolver a mercadoria entregue por engano. No entanto, tenha cuidado. É uma burla que está a aumentar e há muitas razões para se preocupar. Assim se recebeu uma encomenda que não pagou tenha muito cuidado!

Recebeu uma encomenda que não pagou? Tenha muito cuidado!

As motivações podem ser várias e podem acabar por envolver a própria Amazon. Um vendedor sem escrúpulos envia-lhe um artigo que não encomendou, permitindo-lhe criar a ilusão de que o encomendou. Faça isso vezes suficientes com um número suficiente de pessoas e parecerá que o artigo é popular. O vendedor também pode escrever críticas falsas em seu nome. A Amazon eleva os “compradores verificados” nas suas críticas, dando-lhes um peso extra porque verificou que eles encomendaram efetivamente o artigo em questão. Assim, este esquema faz com que as críticas falsas pareçam duplamente legítimas. Alguém encomendou efetivamente o artigo e esse comprador verificado deixa a avaliação.

encomendas

Uma vez que se trata de empresas duvidosas, o material que enviam não é normalmente de alta qualidade. São frequentemente marcas de luxo falsas ou artigos de baixa qualidade, e o esquem ajuda a fazer com que pareçam mais legítimos.

Então qual é o problema?

Normalmente, não há mal nenhum em ficar com algo que lhe foi enviado como parte de uma destas fraudes. Mas pode ser perigoso.

Reputação online

As críticas falsas podem proliferar. Assim o seu nome associa-se a um produto barato e fraudulento. Dependendo do tipo de produto, as pessoas podem ser prejudicadas de várias formas e faz parte disso.

Perda de conta

A Amazon e outros retalhistas online não gostam de críticas falsas, porque isso mina a confiança dos consumidores na sua plataforma. Podem tomar medidas contra as contas envolvidas – e pode ser apanhado no meio disso mesmo que não esteja diretamente envolvido.

Roubo de identidade

Tudo o que um burlão precisa para que a burla funcione é o seu nome e morada, por isso, o simples facto de receber um pacote misterioso não significa que a sua vida esteja prestes a desmoronar-se. Mas significa que a sua informação básica de identidade está à solta e a ser utilizada por burlões. Para além disso não faz ideia se está limitada apenas ao seu nome e morada. Pode ser um sinal de que as suas informações pessoais foram comprometidas de forma muito mais ampla, e precisa de tomar algumas medidas para se defender contra potenciais roubos de identidade, incluindo verificar os seus relatórios de crédito, alterar todas as suas palavras-passe e examinar os extractos dos seus cartões de crédito.

telemóvel para a mão, contra roubo, padrão de desbloqueio, nas palavras-passe, smartphone Android sinais, segurança em dois passos

Pedidos de pagamento

Normalmente, estas burlas assumem a forma de uma caixa que aparece do nada, e é tudo. A falta de custos diretos é o que faz com que este esquema pareça, à partida, não ter vítimas. Mas, por vezes, estas fraudes vêm acompanhadas de pedidos de pagamento sob a forma de portes de envio ou de uma fatura que chega mais tarde, alegando que agora deve à empresa o artigo que nunca encomendou. Mas nunca tem de pagar por algo que não encomendou e também não tem de o devolver.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também