Vale a pena comprar uma TV “burra” em 2024?

Ver televisão costumava ser uma experiência bastante simples. Em tempos, existiam cerca de quatro canais e era possível obtê-los através de uma antena. Mas a proliferação de plataformas de programação e o avanço da tecnologia tornaram a interação com a sua televisão uma experiência muito mais complexa. Agora temos as Smart TV com acesso a várias fontes de transmissão e até têm lojas de aplicações que lhe permitem instalar outros utilitários úteis, tal como faz no seu telemóvel. Olhando para tudo isto ainda vale a pena comprar uma TV “burra” em 2024?

Vale a pena comprar uma TV “burra” em 2024?

São muitas as razões para querer uma smart TV nos dias de hoje. Mas na verdade há muitas razões para querer uma TV burra.

Publicidade e privacidade

As Smart TVs são comercializadas para si como a derradeira experiência de entretenimento. Mas, na verdade, pode estar a pagar mais do que pensa por ela. Muitos fabricantes de smart TVs estão a vender agressivamente os seus dados de visualização e a preencher as suas interfaces de utilizador com publicidade.

Pior ainda, muitas vezes escondem as definições que tem de alterar para eliminar a maior parte desses anúncios.

E a questão da privacidade não é pequena. Hoje em dia, quando liga uma smart TV, provavelmente tem de clicar num acordo legal – e algures aí concorda em deixar o fabricante da TV monitorizar tudo o que faz com o dispositivo e vender essa informação. As empresas que compram essa informação? Utilizá-la-ão para direcionar anúncios, que serão apresentados no seu televisor.

A segurança 

Quando uma smart TV sai da loja vem com algumas apps instaladas. São exemplo disso a app da Netflix. No entanto se for sobretudo uma TV mais barata é provável que as atualizações sejam poucas e algumas apps até deixem de funcionar ou não recebam as correções necessárias.

Para além do inconveniente de ter aplicações desactualizadas, esta é também uma enorme preocupação de segurança. Afinal, a sua smart TV é um dispositivo ligado à Internet, carregado com as suas informações pessoais e ligado à Internet com ou sem fios da sua casa.

Uma TV burra pode ficar inteligente

Pode transformar uma TV burra numa smart TV

Por fim, optar por uma TV burra dá-lhe a maior flexibilidade e controlo no que diz respeito à sua experiência de entretenimento. Pode comprar qualquer dispositivo de streaming e ligá-lo à parta HDMI.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também