Consolas Portáteis: Ryzen Z2 promete apostar forte nos gráficos

Como já noticiámos há alguns dias atrás, a AMD está a preparar um novo SoC para dar vida a toda uma nova geração de consolas portáteis! Estamos a falar das consolas sucessoras às atuais ROG Ally da ASUS e Legion Go da Lenovo.

O processador tem o nome de Ryzen Z2 Extreme, e apesar de ainda não sabermos grande coisa além do facto de ter uma data de lançamento apontada para algures em 2025, temos cada vez mais fugas de informação a chegar à Internet.

Consolas Portáteis: Ryzen Z2 promete apostar forte nos gráficos

Portanto, ao que tudo indica, o novo Ryzen Z2 Extreme vai chegar ao mercado com 8 núcleos de processamento, isto em vez dos 10 ou 12 núcleos que muitos esperariam nesta altura do campeonato. Mas, isto pode ser uma boa notícia! Porque, com o uso de uma arquitetura mais poderosa e mais eficiente, existe espaço para uma maior aposta no lado do GPU.

Ou seja, de forma mais concreta, o Ryzen Z2 Extreme apareceu num manifesto desenhado para um socket FP8, e com um TDP de 28W. Um processador com memória de 64-bit que deve ser baseado nas arquiteturas Kraken ou Strix Point, oito núcleos de processamento físicos no lado do CPU.

Isto pode ter sido uma surpresa para alguns, mas, com esta escolha, a AMD tem mais espaço para colocar um GPU RDNA 3.5 com 16 CU. Por isso, optar por 8 núcleos Zen 5, com um GPU muito mais poderoso, e com acesso a muito mais tecnologia, pode resultar em consolas portáteis finalmente capazes de executar os mesmos exatos jogos que podemos encontrar no PC e PlayStation 5. Porém, aqui com alguns compromissos, porque… No fim do dia, continua a ser uma consola portátil.

Quando é que estas consolas chegam ao mercado? Ainda não fazemos ideia, mas acho normal esperar novidades por volta da CES 2025 (Janeiro).

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também