Auto: o que provoca e como se resolve o bater do motor?

O bater do motor pode resultar de vários problemas. Aparece normalmente de repente e seja qual for a causa, deve ser tratada imediatamente para que não se agrave. Entretanto a má notícia é que o bater é um sinal de aviso de que pode haver uma reparação séria do motor a caminho.

Auto: o que provoca e como se resolve o bater do motor?

As três principais causas do batimento do motor são a sincronização incorrecta da combustão, a falha da biela ou do rolamento da biela e a falha do tensor da correia.

Embora o bater do motor já não seja um problema tão generalizado graças ao estado atual da tecnologia está ainda presente nos veículos com motores de injeção direta a gasolina.

O som de batimento mais comum vem de um motor que tem um tempo de combustão incorreto. Isto significa que a mistura ar-combustível num ou mais cilindros está a inflamar mais cedo ou em mais do que um local ao mesmo tempo.

motores barulho

Outro tipo de batida é o resultado de rolamentos de biela desgastados, que produzem um som conhecido como “batida de biela”. Este é um dos piores sons que o seu carro pode fazer.

Finalmente, a terceira fonte de um ruído do tipo batida pode ser a correia de acessórios do motor, que passa por várias polias localizadas na parte da frente.

Como é que se resolve o batimento do motor?

Se a temporização incompleta da combustão estiver a causar o batimento do motor, a solução pode ser tão simples como mudar para gasolina de octanas mais elevadas. O seu motor pode precisar de combustível premium e não conseguir compensar a gasolina normal. Verifique o manual do proprietário e, se necessário, abasteça-o com gasolina de qualidade superior para ver se o som de batida desaparece.

Um problema mais grave relacionado com a combustão é a acumulação de depósitos de carbono dentro dos cilindros, aumentando efetivamente a taxa de compressão do motor e causando um som de batida. Isto pode ser um problema nos actuais motores de injeção direta de gasolina (GDi) e nos motores que funcionam com combustível de má qualidade. A solução é remover os depósitos, o que pode ser feito por si ou por um mecânico. A utilização de combustível de primeira qualidade e as mudanças regulares de óleo sintético devem minimizar a acumulação.

Um problema realmente grave é quando as bielas do motor e os seus rolamentos se desgastaram ao ponto de o ruído produzido ser percetível. Este é definitivamente um trabalho para um mecânico e provavelmente indica danos graves no motor.

Um ruído de batida também se pode dever a um tensor de correia ou uma polia em mau estado. Estes estão localizados no exterior do motor e são reparações bastante fáceis e relativamente baratas para um mecânico experiente.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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