Temos uma nova geração de consolas portáteis a caminho!

Há algumas semanas atrás, falámos de uma nova versão da consola Claw da MSI, que ainda não estava disponível para compra, mas que já estava em exposição na Computex a ter como base um processador que na altura a Intel ainda nem tinha anunciado.

A consola já aparecia com níveis de performance extremamente interessantes, uma construção mais bem pensada, e na realidade, parecia um produto final enquanto as primeiras consolas da Lenovo, ASUS, etc… Pareciam uma “coisa” para teste.

No mesmo evento, a ASUS também lançou a sua nova ROG Ally X, que também apareceu com um design mais bem pensado, mas ainda assim, com os mesmos exatos níveis de performance da consola original.

Pois bem, tendo tudo isto em conta, a AMD parece estar a dar os toques finais nos seus novos APU Ryzen Z2. O que claro está, além daquilo que a MSI tem para oferecer, significa que vamos dar as boas vindas a toda uma nova geração de consolas portáteis no mercado.

O que muda?

Temos uma nova geração de consolas portáteis a caminho!

Portanto, os novos APU Ryzen Z2 e Z2 Extreme já apareceram na Internet, com muita vontade de servir como base a toda uma nova geração de consolas portáteis. O chip que tem mais informação na Internet é a versão mais poderosa “Extreme”, ao aparecer com um TDP de 28W e uma configuração de núcleos de processamento 3+5.

  • Nota: Enquanto no caso da grande maioria das fabricantes de chips 3+5 poderia significar um misto de núcleos de processamento “maiores” com “menores”. 3+5 no caso da AMD significa 3 núcleos Zen 5 e 5 núcleos Zen 5c. Ou seja, uma ideia similar, mas o mesmo exato tipo de núcleo, apenas limitado no lado da frequência e alimentação.

Estes novos processadores já devem trazer para o mercado as mais recentes arquiteturas Zen 5 e RDNA 3.5 ou 4. Provavelmente a mesma arquitetura gráfica que vai dar vida à PS5 Pro. Assim, além de novos níveis de performance, significa que as consolas do futuro vão também ter acesso a muita mais tecnologia.

O lançamento destes processadores, de forma oficial, deve acontecer no primeiro trimestre de 2025. Por isso, é muito provável que já apareçam algumas consolas novas a fazer das suas na CES 2025 de Janeiro.

Esta nova oferta não só vai melhorar a performance, como deverá também melhorar a autonomia das baterias deste tipo de consola. Porém, ainda não sabemos o que significa uma “melhoria na performance”, visto que a primeira geração de consolas portáteis Windows foi um pouco desapontante nesta parte. Temos expetativas altas!

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também