Ainda se lembra da estratégia ‘S’ da Apple. O que aconteceu?

Hoje em dia, é completamente normal olhar para uma nova geração de smartphones iPhone e pensar “Mas… O que mudou afinal!?“. Bem, na realidade, isto anda a acontecer em quase toda a indústria mobile e não apenas no lado da Apple.

Porém, no lado da Apple, a coisa é sempre um pouco mais estranha, porque este é o smartphone topo de gama que mais vende à face da terra, e apesar de ser aparente para todos que pouco ou nada muda, a marca continua a fazer vídeos de apresentação a afirmar que a nova geração está cheia de magia e inovações.

Porém, num passado não tão longíquo quanto isso, a realidade é que a Apple não tinha qualquer medo de”não inovar”. Ao lançar o mesmo exato design sem qualquer medo, ao mesmo tempo que apenas metia a letra ‘S’ à frente do nome da nova geração de smartphones.

O design era o mesmo, com algumas novidades no lado da performance… Mas, ainda assim, a coisa corria bem!

Então, porquê não voltar a implementar essa estratégia?

Ainda se lembra da estratégia ‘S’ da Apple. O que aconteceu?

Portanto, antes da chegada do iPhone 11, a Apple preferia uma outra estratégia de lançamentos, com uma outra convenção de nomes associada.

Ou seja, a Apple tinha um ciclo de um novo design num ano, e no seguinte, uma renovação no hardware e funcionalidades, ao mesmo tempo que se mantia o mesmo exato design. Era a estratégia ‘S’.

Estamos a falar de exemplos como o iPhone 3G e 3GS, iPhone 4 e 4s, iPhone 5 e 5s, iPhone 6 e 6s, e também do iPhone X e Xs.

O que mudou?

Bem, ao contrário destes tempos, a Apple demora agora mais tempo a fazer grandes alterações no design. Como tal, essa estratégia deixou de fazer sentido. A Apple prefere agora fazer pequenas alterações todos os anos, ao mesmo tempo que também aposta no hardware e software dos seus aparelhos.

Assim, apesar do facto de o design ser quase sempre o mesmo, hoje em dia é uma estratégia conhecida como filosofia de design, onde as fabricantes preferem aproveitar o mesmo design de sempre, porque também ajuda a que os utilizadores consigam facilmente identificar os aparelhos que estão em loja ou nas mãos de outras pessoas. Sendo algo que também tem vindo a ser adotado por outras fabricantes Android, como é o caso da Samsung.

  • Nota: As fabricantes Chinesas continuam a optar por designs diferentes todos os anos.

Dito tudo isto, como é aparente pelo sucesso da Apple ano após ano, os consumidores não se parecem importar muito com a atual estratégia de vendas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também