Hoje em dia, é completamente normal olhar para uma nova geração de smartphones iPhone e pensar “Mas… O que mudou afinal!?“. Bem, na realidade, isto anda a acontecer em quase toda a indústria mobile e não apenas no lado da Apple.
Porém, no lado da Apple, a coisa é sempre um pouco mais estranha, porque este é o smartphone topo de gama que mais vende à face da terra, e apesar de ser aparente para todos que pouco ou nada muda, a marca continua a fazer vídeos de apresentação a afirmar que a nova geração está cheia de magia e inovações.
Porém, num passado não tão longíquo quanto isso, a realidade é que a Apple não tinha qualquer medo de”não inovar”. Ao lançar o mesmo exato design sem qualquer medo, ao mesmo tempo que apenas metia a letra ‘S’ à frente do nome da nova geração de smartphones.
O design era o mesmo, com algumas novidades no lado da performance… Mas, ainda assim, a coisa corria bem!
Então, porquê não voltar a implementar essa estratégia?
Ainda se lembra da estratégia ‘S’ da Apple. O que aconteceu?
Portanto, antes da chegada do iPhone 11, a Apple preferia uma outra estratégia de lançamentos, com uma outra convenção de nomes associada.
Ou seja, a Apple tinha um ciclo de um novo design num ano, e no seguinte, uma renovação no hardware e funcionalidades, ao mesmo tempo que se mantia o mesmo exato design. Era a estratégia ‘S’.
Estamos a falar de exemplos como o iPhone 3G e 3GS, iPhone 4 e 4s, iPhone 5 e 5s, iPhone 6 e 6s, e também do iPhone X e Xs.
O que mudou?
Bem, ao contrário destes tempos, a Apple demora agora mais tempo a fazer grandes alterações no design. Como tal, essa estratégia deixou de fazer sentido. A Apple prefere agora fazer pequenas alterações todos os anos, ao mesmo tempo que também aposta no hardware e software dos seus aparelhos.
Assim, apesar do facto de o design ser quase sempre o mesmo, hoje em dia é uma estratégia conhecida como filosofia de design, onde as fabricantes preferem aproveitar o mesmo design de sempre, porque também ajuda a que os utilizadores consigam facilmente identificar os aparelhos que estão em loja ou nas mãos de outras pessoas. Sendo algo que também tem vindo a ser adotado por outras fabricantes Android, como é o caso da Samsung.
- Nota: As fabricantes Chinesas continuam a optar por designs diferentes todos os anos.
Dito tudo isto, como é aparente pelo sucesso da Apple ano após ano, os consumidores não se parecem importar muito com a atual estratégia de vendas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!