Já estamos muito longe dos bons velhos tempos em que um telemóvel aguentava 1 semana inteirinha sem ir ao carregador, e apesar das muitas melhorias que as fabricantes têm sido capaz de implementar nas baterias, a realidade é que a autonomia de um smartphone moderno continua limitada a 1 dia, ou a pouco mais que isso.
Além disso, com preço sempre em crescendo, o smartphone é hoje em dia um aparelho essencial, mas extremamente valioso. Talvez mais valioso do que aquilo que por vezes damos valor.
Como tal, é preciso garantir que este aguenta muitos e longos anos de perfeita saúde.
Você pode (e deve) carregar o smartphone só até aos 80%!
Portanto, como deve imaginar, ir para a cama dormir e deixar o smartphone ligado ao carregador (seja este um carregador com ou sem fios), é um ritual para muitos de nós. Mas, apesar das muitas melhorias na tecnologia que dá vida aos nossos aparelhos mobile, é muito melhor para o ciclo de vida de uma bateria, que esta não seja carregada até aos 100% todos os dias.
É exatamente por isso que a Apple já implementou uma funcionalidade que limita o carregamento a uma percentagem à escolha do utilizador entre 80% e 95%. Sendo também algo que está lentamente a chegar ao ecossistema Android.
Dito isto, esta funcionalidade já existe nos smartphones Samsung Galaxy e Google Pixel, estando normalmente escondida nas definições de bateria. Mas, se porventura o seu não tiver forma de limitar o carregamento, é absolutamente uma boa ideia criar uma notificação personalizada para tirar o seu aparelho do carregador quando este chegar aos 80%.
- Nota: Também existem funcionalidades de proteção de bateria que baixam a potência de carregamento. Isto se porventura você não precisar de carregar sempre rápido. (Sim, o carregamento rápido também é mau para a bateria).
Sim, nós sabemos que isto é chato e pouco prático. Porém, vai ter um profundo impacto na saúde da sua bateria.
Por exemplo, no meu caso, como passo a vida a andar de um lado para o outro, carreguei quase sempre o meu iPhone 15 Pro Max até aos 90~100%. Resultado ao fim de 9 meses de utilização? A bateria está a 96% da sua capacidade máxima. Conheço pessoas que utilizaram sempre a funcionalidade, e têm o mesmo iPhone a 99%. Faz diferença! Proteja o seu investimento!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!