Naquilo que parece uma notícia meio brincadeira do dia 1 de Abril, eis que começaram a aparecer alguns rumores na Internet acerca de uma possível aquisição da Intel por parte da Qualcomm. Quem o afirma é o Wall Street Journal.
Qualcomm quer comprar a Intel? Que loucura é esta?
Portanto, ao que tudo indica, pelo menos incialmente, não seria uma aquisição por completo daquilo que é a Intel atual, porque, como é óbvio, isto é praticamente impossível para 99.9% das empresas à face da terra. Em vez disso, a Qualcomm parece ter abordado a Intel relativamente à potencial compra de algumas partes do seu negócio de PC para clientes.
Mas, mais recentemente, a Qualcomm parece que ganhou alguma confiança, e parece ter angariado também algum dinheiro, ao ponto de considerar adquirir a Intel por completo. Por enquanto, ainda nenhuma oferta foi oficializada, e ao que tudo indica, a Qualcomm prefere não enredar pelo caminho hostil.
Será isto possível?
Bem, o preço das ações da Intel cairam cerca de 57% só em 2024, e ao que tudo indica, temos novas quedas a caminho até ao final do ano, e início de 2025. Por isso, sem contar com o pequeno salto na valorização da empresa derivado a todos estes rumores, a capitalização de mercado da Qualcomm é agora o dobro daquilo que a Intel apresenta. (190 mil milhões vs 93 mil milhões de dólares).
Porém, mesmo que a Qualcomm conseguisse avançar com a verba necessária… Este negócio tem tantas implicações no mercado, que teria de ultrapassar variadíssimos obstáculos para ser viável.
Afinal, apesar de o facto de não ser rivais diretas. Se uma empresa absorver a outra, estamos a falar de uma nova identidade com um grande domínio sobre tudo aquilo que são produtos computacionais. Isto tanto no lado mobile, como no lado desktop.
Ainda assim, é um tema super interessante!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!