Este novo ataque bloqueia o Chrome até dar a sua password!

Afasta-se do seu computador durante um minuto com o browser aberto, regressa e encontra o Google Chrome preso no modo de quiosque. Para piorar a situação, descobre que as teclas Esc e F11 do seu teclado já não funcionam. Este é o mais recente ataque que bloqueia o Chrome e não o deixa fazer nada até dar a sua password! Tenha muito cuidado!

Este novo ataque bloqueia o Chrome até dar a sua password!

Conforme relatado pelo BleepingComputer, o malware utilizado nesta nova campanha foi concebido para frustrar os utilizadores e levá-los a introduzir a palavra-passe da Google para desbloquear o computador. Isto para tirar o browser do modo de quiosque. No entanto, ao fazê-lo, os criminosos por detrás desta campanha não passam a ter acesso às suas credenciais da Google. Deitam também a mão a outras palavras-passe guardadas no seu browser, podem acabar por assumir o controlo do resto das suas contas online.

De acordo com a empresa de segurança OALABS, cujos investigadores descobriram este novo método de ataque, este tem sido utilizado pelos piratas informáticos desde agosto deste ano. Este ataque e outros semelhantes baseiam-se no malware Amadey.

Tal como outras estirpes de malware, o Amadey propaga-se através de anexos maliciosos. Também por anúncios maliciosos, software pirata e ficheiros maliciosos. Embora a OALABS não tenha mencionado no seu relatório a cadeia de infeção exacta utilizada neste novo ataque, qualquer uma delas pode fazer com que o seu browser seja forçado a entrar no modo quiosque pelos criminosos.

este novo ataque bloqueia o chrome até dar a sua password!
Fonte: Bleepingcomputer

No que consiste o modo quiosque

Lembramos que o modo quiosque consiste numa configuração especial utilizada tanto por browsers como por aplicações que funcionam em modo de ecrã completo. Tudo para limitar a interação do utilizador. Normalmente, encontra dispositivos em modo de quiosque quando se dirige a uma loja de eletrónica local. Isto porque as empresas querem mostrar as capacidades dos seus dispositivos. Tudo sem lhe dar a oportunidade de interagir com eles por si próprio.

Com este ataque, os criminosos estão a abusar do modo de quiosque do Chrome. Tudo para limitar o que alguém pode fazer no seu próprio computador. A ideia é que, se alguém estiver extremamente frustrado, pode ceder e introduzir as suas credenciais sem pensar bem na situação.

Entretanto se alguém introduzir a palavra-passe da sua conta Google, esta é rapidamente roubada pelo malware StealC e reenviada para os criminosos responsáveis por esta campanha. Pode ser possível alterar rapidamente a palavra-passe, mas é pouco provável que tenha tempo suficiente para o fazer. Em vez disso, deitam a mão a todas as palavras-passe que possa ter guardado no Gestor de Palavras-Passe do Google.

modo compacto no Chrome, abrandamento do Chrome, Google Chrome em mobile, Chrome problema das fontes, Chrome para Android separadores, Chrome 121, Chrome no computador, Chrome apps web, Chrome mudança, Chrome separadores ordenados, drenar a bateria do smartphone Android, Chrome para Windows, Barra de endereço Chrome, botão Google Chrome, descarregar o Chrome através do Edge, extensões essenciais para o Google Chrome, Chrome atualização de emergência, Alerta vermelho para utilizadores do Chrome, chrome, aviso chrome, Google alerta Chrome

Como sair do modo quiosque

Embora as teclas Esc e F11 do seu teclado possam já não funcionar, deve tentar outros atalhos de teclado para mudar e fechar aplicações, como Alt + F4 (fecha uma aplicação), Ctrl + Shift + Esc (abre o gestor de tarefas), Ctrl + Alt + Delete (permite fechar uma aplicação ou reiniciar o computador) e Alt + Tab (muda de aplicação).

Entretanto ao utilizar os atalhos de teclado acima, poderá conseguir colocar o ambiente de trabalho em primeiro plano, percorrer as outras aplicações abertas ou iniciar o Gestor de Tarefas, que lhe permitirá terminar a tarefa que o seu browser necessita de executar.

Assim tenha muito cuidado com este ataque que bloqueia o Chrome!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também