Calor voltou mas evite estes cinco erros com a sua ventoinha!

O regresso do tempo quente levou as pessoas a irem buscar novamente as ventoinhas para se arrefecerem. Entretanto e já que é para continuar importa não cometer alguns erros . Uma boa ventoinha pode fazer maravilhas, aliviando o calor e afastando o suor do corpo. Mas é preciso ser estratégico sobre como, quando e onde a utilizar. Assim evite estes cinco erros com a sua ventoinha.

Calor voltou mas evite estes cinco erros com a sua ventoinha!

Não pensar onde colocar a ventoinha

Talvez não tenha pensado em colocar a ventoinha junto a uma janela para aspirar o ar mais frio do exterior. Ou em utilizar duas ventoinhas em simultâneo para criar um vento cruzado. Mas estas duas coisas podem funcionar bem, se as colocar corretamente.

Se o ar estiver mais frio no exterior do que no interior, normalmente ao fim da tarde, pode colocar a ventoinha junto a uma janela aberta, virada para a divisão, e esta puxará o ar fresco para dentro de casa.

Se tiver outra janela aberta ao mesmo tempo, uma ventoinha virada para essa janela empurrará o ar quente para fora.

Não vale a pena fazer isto se estiver mais calor no exterior do que no interior, pois estará apenas a atrair mais ar quente para dentro de casa.

Arrefecer o quarto antes de dormir

Ligar uma ventoinha no quarto para arrefecer o quarto antes de dormir pode parecer uma boa ideia, mas está apenas a desperdiçar energia. As ventoinhas não arrefecem o quarto: fazem circular o ar, o que ajuda a arrefecer o corpo. Se não estiver no quarto, não há qualquer vantagem em deixar a ventoinha ligada.

dormir no calor, truques simples mas eficazes para dormir no calor!

Também não é recomendado do ponto de vista da segurança.

Se necessário, escolha uma ventoinha com temporizador e programe-a para se desligar após um curto período de tempo.

Esquecer-se de limpar a divisão antes de instalar a ventoinha

É aconselhável limpar o pó e aspirar antes de instalar a ventoinha. Isto porque uma ventoinha faz circular o ar pela divisão, pelo que qualquer pó ou pólen que se encontre no ar também será circulado – o que não é desejável se sofrer de alergias.

Quando não está a ser utilizada, a ventoinha pode acumular pó, que será espalhado pela divisão quando a ligar.

Se estiver a utilizar a ventoinha pela primeira vez desde há algum tempo, faça-lhe uma limpeza rápida. As instruções variam de fabricante para fabricante, mas normalmente envolvem a utilização de um pano macio e seco para limpar as superfícies.

Poderá ser necessário desapertar a parte de trás da ventoinha para limpar as pás. Certifique-se de que não dobra acidentalmente as pás ou que não entra líquido no motor. Algumas ventoinhas não podem ser abertas para limpeza, o que não é ideal para quem sofre de alergias.

Não colocar gelo ou água fria à frente da ventoinha

Encha uma taça com gelo e posicione na parte frontal da ventoinha de modo a que a brisa flua diretamente para ela. Isto não funciona tão bem como um ar condicionado, mas é mais barato e mais amigo do ambiente.

truque arrefecer

Escolher o tipo errado de ventoinha

Existem dois tipos principais de ventoinhas: as de secretária e as de torre ou pedestal.

As ventoinhas de secretária nasceram para se colocarem numa secretária ou mesa. Uma ventoinha de secretária arrefece-o se estiver mesmo ao lado dela, mas não cria uma brisa forte, caso contrário, faria voar todos os seus papéis.

Um ventilador de pedestal ou torre fica no chão e foi concebido para cobrir uma divisão inteira.

Se houver duas pessoas a trabalhar em casa, em secretárias separadas, na mesma divisão, podem ser necessárias duas ventoinhas de secretária ou uma ventoinha de torre ou de pedestal.

Agora já sabe os erros que deve evitar com a sua ventoinha.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também