As máquinas de lavar roupa e louça são os aparelhos que mais estragos fazem na conta da luz na casa da grande maioria dos portugueses. De facto, acaba por pagar mais de 200 Euros por ano. As secadoras também se juntam a isto e juntamente com os frigorífico acrescentam em média, mais 130 Euros (pelo menos) à conta da luz. Para conseguir poupar não tem de deixar de utilizar estes eletrodomésticos. Nem estes, nem outros. De facto, só tem de mudar a forma como os utiliza. Assim vai poupar cerca de 40% na conta de eletricidade o que é significativo!
Poupar 40% na conta de eletricidade? Só tem de fazer isto!
No que diz respeito à máquina de lavar pode começar logo por lavar a roupa a uma temperatura mais baixa. De facto, lavar a roupa a 30ºC (em vez de 40ºC) reduz o custo em 38%. É algo muito significativo.
Aproveite também para lavar cargas maiores e com menos frequência. A lavagem excessiva pode causar desbotamento, encolhimento e deformação, bem como custar-lhe mais eletricidade.
No que diz respeito à máquina de lavar louça, carregue-a corretamente e utilize-a apenas quando estiver cheia e empilhada para que todos os artigos fiquem bem limpos.
É importante também utilizar definições ecológicas. De facto, escolha esta definição em todos os aparelhos que a tenham.
Passando para a sala, desligue totalmente a barra de som. É um dos aparelhos que mais consomem energia em modo de espera, custando cerca de 10 Euros ano.
Entretanto não utilize a máquina de secar roupa quando o tempo o permitir. Para além disso seque diferentes tecidos separadamente. Estes demoram diferentes períodos de tempo a secar. Evite secar também uma única peça de roupa.
Passando para o frigorífico deve esperar que os alimentos arrefeçam antes de os congelar Também é boa ideia descongelar os alimentos congelados no frigorífico.
Por fim deve dar atenção à descongelação ocasional do congelador, à limpeza do filtro de cotão da máquina de secar roupa e à limpeza das bobinas na parte de trás do frigorífico. É que assim os equipamentos vão funcionar da forma mais eficiente possível.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!