Renault apresentou um veículo super estranho e futurista!

A Leak.pt está na IAA Transportation, em Hanôver, de forma a perceber que inovações estão a caminho do mundo automóvel. Afinal de contas, apesar de quase sempre darmos mais importância ao mercado mais tradicional de consumo, a realidade é que nem só de consumidores tradicionais como você e eu se faz um mercado automóvel global.

Dito tudo isto, entre veículos eletrificados, mais eficientes, e até novas apostas no hidrogénio, eis que aparece um veículo extremamente estranho, mas ainda assim super interessante, fruto de uma parceria da Renault com a Volvo e a CMA. Estamos a falar da carrinha de transporte Renault ZFlexEVan, que agora vai passar a ser mais conhecida como Estafette.

Porquê este nome?

Porque como é costume, a Renault foi buscar (e bem) inspiração ao seu passado.

renault apresentou um veículo super estranho e futurista! rascunho
Esta é a “velhinha” Estafette de 1959

Vamos dar uma vista de olhos?

Renault apresentou um veículo super estranho e futurista!

renault apresentou um veículo super estranho e futurista! rascunho

Esta Estafette tenta encapsular alguma da visão da Renault para o futuro da eletrificação. O que é obviamente uma excelente ideia, visto que apesar da adoção cada vez maior por parte dos consumidores, a realidade é que no lado das empresas, comprar um veículo elétrico ainda é estranho, e traz algumas barreiras para serem ultrapassadas.

Dito tudo isto, este é um veículo diferente, e que já demonstra um pouco daquilo que a Flexis, uma parceria entre o Grupo Renault com a Volvo e CMA, vai ser capaz de oferecer ao mercado nos próximos anos.

Assim, a ideia aqui é oferecer uma alternativa eficiente, diferente, e colorida, para o mundo da logística. Com um grande foco no “last-mile”, ou seja, em trabalhos dentro da cidade, como podem ser as cada vez mais comuns entregas de encomendas pelos serviços de estafetas. Mais concretamente, asta carrinha de transporte quer animar a cidade com cor, um design alegre, muita eficiência, muita capacidade de carga, e na realidade também muita segurança, visto que temos várias funcionalidades para proteger os peões mais distraídos.

  • Linhas desenhadas nas estradas a delimitar espaço, através de iluminação exterior.
  • Ecrãs a demonstrar que o veículo está em serviço
  • Muitos ecrãs e câmaras para monitorizar o que se passa em volta.
renault apresentou um veículo super estranho e futurista! rascunho
O interior é jovial, mas é também simples, focado, e altamente personalizável

Ou seja, a ideia passa por ultrapassar as cada vez mais numerosas e pesadas restrições que podemos encontrar nas grandes cidades.

Curiosamente, isto acontece ao retirar muita inspiração à carrinha original de 1959, ao serem ambas inovadoras, estranhas, mas acima de tudo, extremamente práticas. Afinal, a Estafette original foi o primeiro veículo da marca Renault a colocar todo o grupo motopropulsor – motor e transmissão – à frente para libertar espaço atrás para a carga.

Ser diferente nas cidades!

O que não falta em grandes centros urbanos é confusão e poluição visual. Sendo por aqui que a Renault quer ter algum impacto. A gigante Francesa acredita que as carrinhas ligeiras de transporte de mercadorias têm de ser facilmente identificáveis, expressivas, e também curiosas.

Dito tudo isto, temos aqui um veículo de grandes dimensões (4.87 x 1.92 m), mas nem por isso significativamente maior que uma Kangoo L2.

É assim que a Estafette vai caber em qualquer espaço de estacionamento convencional, e como tal, não vai ser um empecilho nas estradas. Aliás, para manter a sua agilidade, e assim cumprir essa missão, a carrinha tem um ângulo de viragem muito similar ao de um Renault Clio.

Prática

renault apresentou um veículo super estranho e futurista! rascunho renault apresentou um veículo super estranho e futurista! rascunho

Além de tudo isto, temos uma altura um pouco fora do comum, bem como acessos diferenciados. Ou seja, o condutor vai ter acesso à mercadoria tanto pela frente como também pela traseira, o que lhe vai poupar tempo, e como tal, vai aumentar a sua produtividade.

Porém, apesar de extremamente curioso e apelativo, este design ainda não é o final. Infelizmente, os responsáveis da Renault já sabem o que fica e o que não fica, mas não podem ainda avançar com esse tipo de informação.

Ainda assim, esta carrinha vai ser lançada algures em 2026, e como tal, não falta muito tempo para termos tudo confirmado. Vai ser também aqui que vamos ter uma noção da potência, autonomia, e claro, também do seu preço.

Entusiasmado com esta filosofia de Regresso ao Passado da Renault? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também