Smartphones: O que separa o trigo do joio em 2024?

Apesar de algumas acusações de estagnação, a realidade é que o mundo dos smartphones está sempre em constante evolução. Podemos ter novidades menos impressionantes em cada nova geração que vai aparecendo no mercado, especialmente quando comparadas há 10 anos atrás. Mas, ainda assim, existem sempre melhorias! 

Porém, as estratégias de diversificação das fabricantes continuam quase sempre iguais. Isto é óbvio quando se olha para as gamas de aparelhos das marcas de referência do mundo mobile como é o exemplo da Apple, Samsung e Xiaomi.

Porquê?

Smartphones: O que separa o trigo do joio em 2024?

iphone 16 pro e o iphone 16 pro max: as duas bombas da apple

Portanto, como já deve ter reparado, todos os anos, é completamente normal para a Apple lançar 4 smartphones iPhone em Setembro, enquanto a Samsung lança sempre três aparelhos Galaxy no início de cada novo ano. Uma estratégia que agora parece ser complementada por uma versão SE do iPhone em Abril~Maio, isto enquanto a Samsung lança uma versão FE do seu Galaxy S algures entre Outubro~Novembro.

Qual é a razão para isto?

Simples! Criar produtos similares com preços diferentes, para chegar a um número maior de potenciais consumidores.

É exatamente por isso que o iPhone 16 mais barato continua a chegar ao mercado com um ecrã de 60Hz e apenas 2 câmaras na sua traseira. Porque isto ajuda a empurrar os consumidores mais exigentes para as versões Plus, Pro ou Pro Max, que são obviamente mais caras, mas nem por isso muito mais caras de produzir.

S23 fe

O mesmo acontece no lado da Samsung, que como é óbvio, podia meter a mesma velocidade de carregamento rápido em todos os aparelhos. Porém, prefere deixar os modelos base limitados a 25W, enquanto o modelo Ultra chega aos 45W. A gigante Sul-Coreana também faz algo de muito similar com a qualidade do ecrã, quantidade de memória RAM, número de câmaras na traseira, etc…

Assim, apesar do facto de um Galaxy S24 estar muito mais próximo do seu modelo Ultra, quando em comparação aquilo que a Apple faz com os seus modelos base e Pro. A estratégia acaba por ser exatamente a mesma. Ou seja, ter vários produtos, muito similares, mas a preços diferentes para chegar a mais consumidores.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também