Se GTA 6 (Grand Theft Auto 6) não for adiado como vários rumores e leaks parecem apontar, é muito provável que este seja o jogo chave da Sony para tentar vender muitas e boas unidades da PS5 Pro. Afinal, a versão Pro da consola da gigante Japonesa vai ser a plataforma mais poderosa a receber aquele que é muito provavelmente o jogo mais esperado de sempre.
No entanto, se por ventura GTA 6 não chegar à PS5 “base” com a capacidade de tocar nos 4K a 60 FPS, é também muito provável que a PS5 Pro resolva esse problema. A culpa está no CPU!
GTA 6 não chega aos 4K e 60 FPS na PS5 Pro!?
Portanto, ao que tudo indica, chegar aos míticos 4K a 60 FPS vai ser extremamente desafiante para a Rockstar Games.
Isto porque, apesar das grandes novidades que a PS5 Pro traz em termos de hardware, a realidade é que o CPU é apenas uma leve melhoria face ao modelo base da consola da atual geração da Sony. São os mesmos 8 núcleos Zen 2, agora com uma frequência um pouco mais alta (+10%).
Ou seja, apesar do facto de a PS5 Pro contar com um GPU RDNA 4 com +67% unidades de computação. Bem como um sistema unificado de memória RAM que não só é mais rápido, como também oferece um pouco mais de memória para jogos. A realidade é que o CPU é mesmo muito parecido à versão base da consola. Por isso, todo e qualquer jogo que esteja mais dependente do CPU, vai estar mais limitado.
Os jogos dentro da saga GTA costumam estar muito limitados pelo CPU, devido ao tamanho dos mapas, NPCs que andam sempre à volta, etc… Aliás, é exatamente por isto que a Rockstar Games aponta sempre para os 30FPS em todas as consolas.
Não é um problema da placa gráfica (GPU)… É um problema do processador (CPU)!
Ainda assim, a Sony deu muita importância ao sistema baseado em Inteligência Artificial PSR (PlayStation Spectral Resolution). Isto é algo que poderá fazer a diferença! Nem que seja para dizer que, mesmo a 30 FPS, a nível gráfico, a PS5 fica à frente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!