Huawei fora do 5G? Portugal disse adeus a mil milhões de euros

Provavelmente já não se lembra, mas a implementação inicial do 5G em Portugal foi lenta, foi imensamente criticada, e mesmo em 2024, continua a dar que falar. Especialmente agora que temos um novo estudo a comentar a remoção do hardware 5G da Huawei de toda a infraestrutura da nossa região.

Huawei fora do 5G? Portugal vai dizer adeus a mil milhões de euros

Portanto, um estudo da consultora EY revela algumas coisas sobre o impacto da Huawei em Portugal, e claro, as consequências da exclusão da infraestrutura 5G da Gigante Chinesa.

Ou seja, apesar do facto de ser muito provável que a grande maioria dos consumidores apenas conheça a Huawei pelos seus smartphones, tablets e relógios, a realidade é que a gigante Chinesa já anda em Portugal há cerca de duas décadas, ao desenvolver soluções para o desenvolvimento das redes de telecomunicações em fios neste nosso pequeno país.

Estamos a falar desde a criação da primeira rede comercial de High-Speed Downlink Packet Access (HSDPA), em 2005, até à expansão da rede 5G em 2022! Com a utilização comercial das antenas da plataforma Hertz da Huawei, a empresa tem estado na vanguarda da inovação tecnológica no país.

Por isso, como é óbvio, a sua exclusão vai ter consequências nefastas para a economia e experiência de utilização dos consumidores.

Huawei

Estamos basicamente a falar da deliberação de 2023 por parte da Comissão de Avaliação de Segurança, constituída no âmbito do Conselho Superior para a Segurança do Ciberespaço, que caso não se lembre, abre a porta a uma possível exclusão da Huawei da infraestrutura 5G em Portugal. Esta decisão, segundo o estudo “The role of Huawei and its impact in Portuguese society”, divulgado hoje, pode comprometer não só a competitividade do país no cenário global, mas também o acesso dos cidadãos portugueses a uma tecnologia crucial para o seu futuro.

Temos 4 grandes conclusões neste estudo da EY:

  • Impacto económico – O ecossistema da Huawei em Portugal contribui com 718 milhões de euros por ano para a economia nacional. Dos quais 197 milhões correspondem a Valor Acrescentado Bruto (VAB). O efeito multiplicador do ecossistema Huawei é de 2x na produção nacional e de 7x no emprego.
  • Custos da exclusão – A substituição dos equipamentos Huawei na rede 5G acarretaria um custo total superior a mil milhões de euros para a economia portuguesa. Incluindo 339 milhões de euros em investimentos de substituição e 193 milhões de euros em investimentos futuros. Isto pode resultar num aumento de 7% nas tarifas médias por parte das operadoras.
  • Atraso na implementação do 5G – A exclusão da Huawei pode atrasar a implementação completa da rede 5G no país. Resultando em perdas de produtividade que podem atingir os 282 milhões de euros. Ao mesmo tempo que impede os cidadãos e empresas de tirarem pleno partido das vantagens da tecnologia 5G.
  • Impacto na competitividade e inovação – A exclusão da Huawei do mercado português pode levar a uma maior concentração de fornecedores. Isto significa menos concorrência. Este cenário pode também prejudicar a capacidade de Portugal de atrair investimento estrangeiro e de se manter competitivo na era digital.

O estudo divulgado ontem é o primeiro trabalho público que quantifica os impactos das decisões anunciadas no ano passado relativas às redes de quinta geração.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também