Firefox tem um brinde para sistemas operativos antigos até 2025

Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, os engenheiros da Mozilla revelaram que a empresa pretende aumentar o suporte do Firefox em sistemas operativos antigos e agora sem suporte, como o Windows 7, 8, 8.1 e macOS 10.12-10.14. A Mozilla não revelou nenhum prazo específico, mas agora, parece que temos mais informações sobre isso. Seja como for o que é importante é que vai poder correr o Firefox em sistemas operativos antigos até 2025.

Firefox tem um brinde para sistemas operativos antigos até 2025

De acordo com o site Firefox Release Calendar, o Firefox 115 ESR, a última versão do Firefox com suporte para Windows 7, 8 e 8.1, continuará a receber actualizações até 1 de abril de 2025. O Firefox 115.21 ESR está previsto para 4 de março de 2024. Isto significa que os utilizadores com versões antigas do Windows têm pelo menos mais sete meses de suporte do Firefox.

utilizadores ao Google Chrome, melhor browser para Android, Edge no Android

Inicialmente, a Mozilla pretendia abandonar o suporte ao Windows 7-8.1 em setembro de 2024. No entanto mudou os seus planos. Agora, a Mozilla oferece duas versões do ESR. Assim temos o 115 para sistemas operativos sem suporte e o 128 para Windows 10 e mais recentes. A remoção do suporte ao Windows 7 do Firefox 116 em diante permitiu que a Mozilla limpasse a base de código. Também que removesse o fardo de manter bibliotecas mais recentes que não suportam mais versões anteriores ao Windows 10. Ao mesmo tempo, a Mozilla diz que há um número suficiente de utilizadores do Firefox no Windows 7, o que justifica o suporte alargado:

“Continuar o suporte depois de outubro não vai ser fácil. Fazer backport de correcções de segurança já está a tornar-se cada vez mais doloroso devido à divergência que naturalmente acontece ao longo do tempo à medida que um ESR vai avançando no seu ciclo de vida, mas ainda há utilizadores suficientes que sentimos que valia a pena fazer isso, pelo menos por agora.

Mais informações em breve

Entretanto de acordo com um comentário de um engenheiro do Firefox, a Mozilla “espera ter mais comunicações oficiais sobre isto num futuro próximo”.

Lembro que a Microsoft, a Google e outros browsers deixaram de atualizar os seus navegadores em janeiro de 2023. O fim do suporte do Chromium no Windows 7, 8 e 8.1 forçou outros programadores, como a Valve e seu Steam, a pararem de atualizar o seu software também.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também