Carros elétricos ou a combustão: uns atropelam mais pessoas!

Há muitos fatores que são tidos em conta num debate entre carros elétricos ou a combustão. Eventualmente conhece alguns. Autonomia e custos estão entre os principais tópicos. No entanto parece que o fator atropelamento também passou a ser importante. Os peões têm duas vezes mais probabilidades de serem atropelados por carros eléctricos ou híbridos-eléctricos do que por veículos movidos a gasolina, revela um estudo recente. Será isto para muitos um fator decisor na escolha de um carro novo?

Carros elétricos ou a combustão: uns atropelam mais pessoas!

Países de todo o mundo estão a tentar encontrar formas de combater as alterações climáticas com planos para atingir emissões líquidas nulas. Os veículos eléctricos fazem parte da solução, mas podem ser perigosos para os peões. Devido ao seu silêncio, os peões podem não os ouvir a aproximarem-se nas ruas.

Um grupo de investigadores ingleses analisou “todos os registos disponíveis de colisões rodoviárias” entre 2013 e 2017. O estudo comparou as taxas de vítimas mortais de peões atingidos por veículos eléctricos e híbridos com as taxas de vítimas mortais de peões atingidos por veículos com “motor de combustão interna (ICE) movido a combustível fóssil”.

(ensaio) bmw ix2 - pouco consensual mas muito divertido!

Os resultados mostraram que as colisões com peões eram duas vezes mais prováveis de ocorrer com carros eléctricos.

A taxa de acidentes por cada 100 milhões de quilómetros foi de 5,16 para os automóveis eléctricos. Já a taxa para os veículos ICE foi de menos de metade, 2,40.

Entretanto os investigadores descobriram que o local onde os peões caminhavam também fazia a diferença. Os investigadores compararam ambientes urbanos e rurais. Os automóveis eléctricos não eram mais perigosos no campo, mas “fortes indícios” sugeriam que eram três vezes mais perigosos do que os veículos ICE na cidade.

“Este risco tem de se atenuar à medida que os governos forem eliminando os automóveis a gasolina e a gasóleo”, escreveram os investigadores no estudo, acrescentando que os condutores de automóveis eléctricos “devem ter cuidado com os peões”.

No futuro, os investigadores disseram que seria interessante “investigar até que ponto os condutores mais jovens estão envolvidos em colisões” de carros eléctricos com peões.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também