Hoje em dia os esquemas não param de aumentar e como tal todo o cuidado é pouco. De facto, há milhares de pessoas só em Portugal, a serem burladas todos os dias. Quer com compras ou vendas via Internet, com solicitações que chegam via MBWay ou então através de mensagens fraudulentas que se fazem passar pelos CTT, Via Verde, pelo seu banco ou por outra coisa qualquer. A melhor forma de combater isto é apresentar queixa e é algo que embora todas as pessoas o devam fazer, acabam por deixar passar. Quer seja uma simples burla pelo Facebook ou um esquema mais complexo, denuncie sempre! Assim se caiu numa burla vamos dizer-lhe como pode apresentar rapidamente uma queixa eletrónica online.
Se caiu numa burla só precisa de fazer isto para apresentar queixa
A primeira coisa que tem se saber é que ao contrário do que muitas pessoas pensam para apresentar queixa não precisa de saber quem é o autor do crime, contratar um advogado, saber classificar o crime em termos jurídicos ou fazer qualquer tipo de pagamento. Uma informação reforçada no site da Justica.gov.pt.
A forma mais simples e rápida de apresentar uma queixa contra burla é fazê-lo online.
Assim para apresentar uma queixa online, aceda ao portal da Queixa Eletrónica da PJ, autenticando-se com o Cartão de Cidadão.
Escolha a opção “Iniciar e Apresentar Queixa” e preencha o formulário. Pode identificar o local da ocorrência, dar informações sobre vítimas, suspeitos, testemunhas, bens e artigos. Deve também descrever a situação e pode anexar documentos e fotografias.
Entretanto a PJ vai analisar a queixa e chamar os intervenientes que indicou para realizar diligências processuais, nomeadamente serem ouvidos.
De facto, o processo é muito simples.
Entretanto apenas uma ressalva. É que para apresentar uma queixa terá, de facto, de utilizar os seus dados para este efeito. No entanto também pode apresentar uma denúncia e neste caso poderá fazê-lo de forma anónima.
Para apresentar uma denúncia anónima online, aceda ao formulário de Denúncia Anónima da PJ.
Tem de preencher todos os campos do formulário, indicando ou descrevendo os suspeitos, as vítimas, a data e o local da ocorrência e uma descrição o mais pormenorizada possível.
Como a denúncia é anónima, a PJ não poderá contactá-lo/o. Por isso, seja o mais específico possível. Pode alternativamente apresentar uma denuncia, identificando-se, usando os contactos da PJ.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!