Cupra Terramar: Uma última aposta a fazer “vroom vroom”

A Cupra é uma marca jovem, e inegavelmente muito curiosa. Isto porque aparece naquilo que mais parece ser as cinzas da Seat, com uma alma muito mais jovem (e por isso muito estranha face ao facto de pertencer ao “velho” grupo Volkswagen).

É uma marca sempre com muita vontade de fazer as coisas de forma diferente, e por isso mesmo aparece em eventos eSports, tem carros em jogos de corridas, patrocina atletas de alta competição nas mais variadas modalidades, tem roupa, e na realidade, tem até raquetes de padel!

É quase como se fosse uma RedBull! Uma marca que vive muito do marketing e de parcerias com outras entidades. Porém, isto não significa que os seus produtos mais a sério não sejam interessantes. O mais recente exemplo é o Terramar.

Cupra Terramar: Uma última aposta a fazer “vroom vroom”!

cupra terramar: uma última aposta a fazer "vroom vroom"

Portanto, o novo Terramar é maior do que o Formentor, e tem como principal objetivo levar a marca Cupra um pouco mais além. Porém, ao contrário daquilo que poderia esperar em 2024, é um carro sem versões 100% elétricas.

Porém, é também muito provavelmente o último automóvel com motor a combustão a ser anunciado por esta jovem marca, visto que a marca quer ficar 100% elétrica já em 2030.

Além disso, como começa a ser comum, este carro não vai ter uma versão Seat, é um exclusivo Cupra.

Onde fica este Terramar?

O alvo fica um pouco acima do Formentor, ou seja, à volta dos recentes Renault Austral, Peugeot 3008 e Tonale da Alfa Romei. Se quisermos olhar para as gamas da própria VW, podemos meter este Terramar ao lado do Audi Q3.

Assim, em dimensões, temos aqui 4.51m de comprimento, 1.54m de altura e 1.86m de largura. Além disto, mantém uma linha visual muito idêntica aos recentemente lançados Leon e Formentor, porém com mais algum “peso” visual em cima.

Em termos de espaço, temos uma capacidade de carga entre os 450 litros e 620 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros, e claro, se estamos ou não a falar da versão Plug-In ou puramente a Combustível.

cupra terramar: uma última aposta a fazer "vroom vroom"

Como é lá dentro?

Mais uma vez muito similar aos modelos recentemente anunciados, porém com mais alguns pózinhos por ser um automóvel que se quer colocar em uma gama mais acima de tudo o resto que a marca oferece.

Isto significa um painel digital com 10.25”, um sistema Heads-Up Display, e ainda um sistema de entretenimento com um ecrã central de 12.9”.

cupra terramar: uma última aposta a fazer "vroom vroom"

Motorizações?

Temos versões TSI, eTSI e eHybid, ou seja, versões apenas a Gasolina, versões Mild-Hybrid, e talvez a mais interessante, a versão PHEV. Todos os Terramar chegam ao mercado com caixa automática de dupla embraiagem (DSG).

Em termos de potência, a versão TSI anda entre os 204 cv e 265 cv a partir de um motor 2.0. Já a versão eTSI anda nos 150cv a partir de um motor 1.5 TSI, que vai por sua vez contar com a ajuda de um sistema de 48V. Por fim, temos a versão híbrida plug-in, que vai certamente ser a mais divertida, com 204 ou 272cv a partir de um motor 1.5 TSI com a ajuda de uma bateria de 19.7kWh, que ao todo, vai ser capaz de oferecer 204 ou 272 cavalos de potência.

A autonomia da versão eHybrid supera os 100 quilómetros, e claro, tal como acontece nos outros PHEV e de nova geração, já tem suporte a carregamento rápido até 50kW DC, ou 11kW AC.

Quando chega a Portugal?

É curioso, mas este Terramar vai ser produzido nas linhas da Audi em Györ (Hungria), onde tem sido produzido o Q3. As primeiras unidades devem chegar ao mercado no final do ano, muito provavelmente em Novembro.

Já no lado do preço, as coisas começam perto dos 42 mil euros para a versão base 1.5 TSI com 150cv.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também