Sabe o que significa Ah ou C20 na bateria do seu carro?

Existem imensas marcas de baterias para automóveis no mercado atualmente. Embora as baterias para automóveis não sejam necessariamente universais, é possível ter uma ideia se uma delas “se adapta” ou não ao seu automóvel antes de efetuar uma compra. É claro que esta padronização da indústria (pelo menos no que diz respeito a métricas e unidades de medida) significa que há alguns números diferentes que precisa de analisar quando compra uma nova fonte de energia. Associado a esses números estão muitas palavras e abreviaturas que podem parecer um pouco confusas. Coisas como “Código de data”, “Tamanho do grupo”, “CCA”, “RC” e “Ah”. Mas afinal o que significa Ah ou C20 na bateria do seu carro?

Sabe o que significa Ah ou C20 na bateria do seu carro?

O significado básico de “Ah” (às vezes pode aparecer como “C20”) no que diz respeito às baterias é “amp-hora” (e “amp” é a abreviação de “ampere”). Por isso, tal como as outras combinações de letras, é essencialmente uma abreviatura para uma unidade de medida de desempenho. Neste caso específico, produção contínua de energia. É também um guia aproximado de quanto tempo a bateria deve durar. Isto antes de precisar de ser recarregada.

Mais especificamente, é um indicador de quanto tempo uma determinada bateria pode manter uma saída de pelo menos 10,5 volts enquanto estiver numa temperatura de 80 graus durante 20 horas seguidas. Na maior parte dos casos, os carros mais pequenos utilizam baterias com cerca de 40 Ah, os de tamanho médio e grande perto de 50 Ah e os veículos muito grandes utilizam normalmente 75 Ah.

As classificações não são todas iguais

No entanto, as classificações Ah e o desempenho de uma bateria não são necessariamente uniformes em toda a linha. Veículos diferentes podem utilizar um pouco mais ou um pouco menos de energia – elementos eléctricos como luzes, rádio, dispositivos inteligentes ligados, etc. também têm impacto no consumo de energia. Isto pode afetar a duração de uma determinada bateria.

É claro que as baterias dos automóveis tendem a durar muito mais temp. Cerca de três a quatro anos, em média do que 20 horas ou mais. Entretanto não precisam de ser substituídas com tanta frequência. Isto a menos que haja algum tipo de problema mecânico ou elétrico. É algo que se deve ao facto de o alternador do automóvel converter e transferir energia do motor para a bateria enquanto conduz. É também por isso que se recomenda que conduza o seu carro de vez em quando, mesmo que não precise de ir a lado nenhum. Manter o carro estacionado (e sem utilização) durante demasiado tempo é uma razão comum para a bateria do carro morrer.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também