Novo Windows 11 dá um boost aos processadores Ryzen da AMD!

A próxima atualização do Windows 11 24H2 da Microsoft aparentemente oferece um aumento substancial no desempenho das processadores Ryzen da AMD. Isto torna-se  particularmente verdade para os processadores Zen 4 mais antigos e Zen 5 Ryzen mais recentes. Vários testes observaram um aumento de até 10% no desempenho.

Novo Windows 11 dá um boost aos processadores Ryzen da AMD!

De acordo com os testes de hardware realizados pelo Hardware Unboxed e KitGuru, a atualização 24H2 proporciona uma melhoria média de desempenho de 10%. Isto para o Ryzen 7 7700X mais antigo e de 11% para o Ryzen 9700X mais recente. Mesmo o Ryzen 9 7950X, um topo-de-gama da geração anterior, tem ganhos de desempenho perceptíveis com a nova atualização. Outro processador mais recente que registou melhorias foi o AMD 7800X3D. Mostrou um aumento quando testado em determinados jogos e é um excelente exemplo da arquitetura Zen 4 e Zen 5 que recebeu melhorias com esta atualização.

amd, ryzen, threadripper

Embora esta possa não ter sido a intenção da Microsoft, dá a todos os proprietários de Ryzen e AMD uma óptima razão para obter a versão mais cedo. A compilação não será lançada oficialmente até ao final de setembro, mas pode aderir ao programa Windows Insider para aceder a compilações de pré-visualização ou descarregar os ficheiros ISO. Estas versões estão sujeitas a alterações, podem incluir erros e serão melhoradas ao longo do tempo. Para obter a melhor e mais segura versão, aguarde pela versão de lançamento completa. Se não estiver interessado em obter nada antes do tempo, mas ainda assim quiser o impulso, esperar é a sua melhor aposta. De qualquer forma, embora se tenham testado apenas os chips mencionados, outros modelos Ryzen provavelmente verão uma melhoria.

Este aumento de desempenho é um desenvolvimento muito bem-vindo para qualquer proprietário de processadores Ryzen. Isto porque aborda algumas das preocupações levantadas online sobre o desempenho dos CPUs Zen 5 em jogos em comparação com o Zen 4. Embora a diferença de desempenho entre as arquitecturas Zen 4 e Zen 5 ainda possa ser um pouco dececionante, um aumento de 10 por cento ajudará definitivamente a mitigar este problema.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também