Os pneus com pressão incorrecta podem ter um impacto significativo na sua condução, na sua segurança e no seu consumo de combustível. Isto já para não falar do desgaste prematuro daí resultante. Curiosamente cerca de 25% de todos os veículos têm pelo menos um pneu com uma pressão demasiado baixa em 20% ou mais. É por isso que é crucial verificar e ajustar regularmente a pressão dos seus pneus. Ora isto leva-nos a uma questão que tantas vezes é colocada. É boa ideia encher os pneus do seu carro com nitrogénio?
Deve encher os pneus do seu carro com nitrogénio?
Eventualmente isto foi algo que já lhe perguntaram e provavelmente disse que sim. A primeira coisa que tem de saber é que com pressões iguais, um pneu cheio de nitrogénio não terá um desempenho melhor do que um pneu cheio de ar normal, que, aliás, é composto por 80% de nitrogénio, mas permanecerá cheio durante um período mais longo.
A razão para isto é o tamanho das moléculas de nitrogénio. Assim são maiores do que as moléculas de oxigénio. Por isso, têm menos probabilidades de escapar através de fendas ou de variar com as mudanças de temperatura. Isto assegura uma pressão de pneu mais uniforme e estável e é especialmente útil em pneus de baixo perfil.
O nitrogénio também ajuda a reduzir a humidade no interior do pneu, que pode causar uma deterioração prematura. É interessante notar que as indústrias da aviação e dos camiões utilizam o nitrogénio há anos. Nomeadamente para reduzir o risco de falha dos pneus devido ao sobreaquecimento.
No entanto, apesar destes benefícios, não se deve assumir que a utilização de ar normal é inadequada. Quando feita corretamente, a manutenção regular da pressão dos pneus com ar produzirá resultados semelhantes aos da inflação com nitrogénio em termos de consumo de combustível e retenção da pressão.
Se preferir a opção do nitrogénio, terá um custo adicional por pneu. Entretanto é sempre importante recorrer a um técnico consciencioso que saiba utilizar corretamente o dispositivo de medição de nitrogénio. É que a concentração do gás no interior do pneu deve ser de pelo menos 95% para ser eficaz.
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