Ainda se lembra de na altura do lançamento da “nova” geração de consolas, em 2020, quando várias personalidades afirmaram que a Xbox Series S era um erro crasso para a indústria. Ou melhor, que iria limitar a progressão do lado Xbox, ou possivelmente até de todo o ecossistema de videojogos?
Pois, caso não se lembre, a Microsoft optou por uma estratégia muito diferente do habitual na altura em que anunciou e lançou as suas consolas Xbox Series S e Series X. A ideia original até era interessante, com a Xbox Series S a ser uma versão um pouco mais fraca da toda poderosa Series X, e por isso mais barata, mas ainda assim, capaz de correr os mesmos exatos jogos.
O problema é que num mercado em que é preciso lançar jogos para todas as plataformas, nem todos os estúdios querem, ou têm os recursos, para otimizar ao máximo os seus projetos.
Resultado? Xbox Series S fica de fora! Como a Xbox Series S fica de fora, a Xbox Series X também tem de ficar. Afinal, funcionam como um “pacote”.
Xbox Series S é de facto uma consola irritante!
Portanto, como grande exemplo de toda esta situação, temos o muito recentemente lançado Black Myth: Wukong. Um jogo que está a fazer um sucesso quase absurdo no mercado, mas que… Ainda não chegou às consolas Xbox.
Sabe porquê?
O projeto falhou a certificação Xbox duas vezes, e como tal, teve de ser adiado. Ao que tudo indica, isto aconteceu porque a equipa de desenvolvimento não foi capaz de otimizar o projeto para o hardware da Xbox Series S.
Aliás, um dos “devs” já veio a público afirmar que a Xbox Series S é a consola mais irritante para se desenvolver algo dos últimos tempos.
Estamos a falar de Del Walker, que já trabalhou em vários estúdios como Naughty Dog, Rocksteady e Respawn, e que agora também esteve diretamente envolvido com Black Myth: Wukong. Ora leia:
- “Gostava que a Série S pura e simplesmente não existisse. É tão chato ter de otimizar para esta consola. Acredito que, infelizmente, vamos ver mais lançamentos de jogos a serem ignorados pela Xbox no futuro.”
- “NÃO gosto de ter de otimizar os jogos da geração atual para esta consola. No entanto, a Xbox Series X é uma peça de hardware espantosa, uma consola fantástica”.
Em suma, é complicado desenvolver um jogo de nova geração, com inteligência artificial, física complexa, sistema de particulas, etc… E ao mesmo tempo tentar encaixar tudo em uma consola tão limitada quanto a Xbox Series S.
Entretanto, este não foi o primeiro jogo a não aparecer nas consolas Xbox, ou a ser adiado, devido às limitações de hardware desta consola. Assim, apesar de ter parecido uma boa ideia no início, a Microsoft parece estar agora a pagar o preço pela sua ideia “genial”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!