(Ensaio) BMW i5: É inegavelmente outro nível!

(Ensaio) BMW i5 – Há quem diga que existem os automóveis da BMW, e depois existe tudo o resto. Honestamente, sempre achei que isto era “treta”, que era apenas resultado dos muitos anos de marketing da gigante Alemã nos mais variados mercados Europeus.

Mas, depois de testar alguns carros muito recentes da fabricante, é fácil dizer que toda a experiência de condução é diferente. Não porque estes carros, especialmente os elétricos, são muito diferentes da concorrência na forma como colocam a sua performance no asfalto, mas sim porque existe uma certa aura à volta de todos os veículos da BMW.

É algo que sente ao volante, e que também é inegavelmente sentido por quem está à sua volta. Quer um exemplo de tudo isto? Bem, basta olhar para o BMW i5, um 100% elétrico na minha opinião muito especial.

(Ensaio) BMW i5: É inegavelmente outro nível!

(ensaio) bmw i5: É inegavelmente outro nível!

Portanto, estamos a falar de um automóvel 100% elétrico que se encaixa na oitava geração da série 5 da BMW, uma das gamas de automóveis mais respeitadas do mundo automóvel, com mais de 10 milhões de veículos vendidos desde o seu lançamento em 1972.

Porém, ao ser um 100% elétrico, este i5 tem de ser pelo menos um pouqunho diferente de tudo o resto que a BMW alguma vez lançou dentro desta gama.

Por isso, este automóvel veste a pele de série 5, leva toda a tecnologia que dá vida a um automóvel moderno nos dias que correm, como é o exemplo da motorização e-Drive que define a revolução elétrica da BMW até aqui, e claro, leva sempre mais alguns pózinhos mágicos à mistura.

Afinal, este é um carro que tem de competir diretamente com o Tesla Model S, Polestar 2, Porsche Taycan, e também o EQE da Mercedes.

Motorização

(ensaio) bmw i5: É inegavelmente outro nível!

Temos duas alternativas, a motorização eDrive40, com tração traseira, 340 cavalos de potência, 317Nm, tudo num pacote capaz de levar o i5 dos 0 aos 100 km/h em apenas 6 segundos. Depois temos uma motorização M60 xDrive, que já leva todos estes números a um patamar muito mais elevado! Visto que temos 601 cavalos de potência, 605 Nm de binário, que levam os 6 segundos da primeira motorização para uns incríveis 3.

A autonomia da motorização eDrive40 anda à volta dos 500 quilómetros (mistos), isto enquanto a autonomia da motorização mais poderosa M60 xDrive fica pelos ~450 quilómetros (mistos).

Ambos os modelos usam a mesma exata bateria de 81.2kWh, com um carregamento de 11kW AC (ou 22kW se quiser pagar o extra), e 205kW DC, que pode levar a bateria do i5 dos 20% aos 80% em apenas 30 minutos.

  • Nota: No fundo, apesar do facto de os números da BMW serem perfeitamente alcançáveis. A verdade é que, com uma utilização mais real, ou seja, com um pé mais pesado como é normal num carro deste tipo. Vai andar muito mais perto dos 350~400 quilómetros.

Preço?

Este é um automóvel que, sem descontos, começa nos 77 mil euros para a versão eDrive40, e pode ir muito além dos 100 mil euros se quiser a versão M60 xDrive com alguns extras.

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É um carro premium em todos os sentidos da palavra.

Vale a pena?

Sem dúvida! O carro grita PREMIUM assim que o vemos.

É super confortável, tem todas as tecnologias que poderia desejar, e claro, temos toda uma atenção ao detalhe que eu muito honestamente nunca tinha visto num outro veículo 100% elétrico.

É um prazer entrar neste carro, nem que seja apenas e só para ir ao café da esquina.

Carregamento pode ir aos 205kW DC!

É também um carro que chama a atenção em todos os momentos, isto até na versão eDrive40 com pouco mais de 300 cavalos de potência. Algo que acontece porque o i5 parece ter muito mais cavalos do que aquilo que podemos ler no papel, tal é a sua “pose” parado ou a rolar no asfalto.

Algo extremamente interessante, porque em termos de condução propriamente dita, o i5 não é de todo diferente a muitos outros carros 100% elétricos de marcas premium. O que até faz algum sentido, porque o motor elétrico, em si, é uma motorização extremamente simples. A diferença aqui está na forma como o carro rola, e responde aos comandos do condutor. Isto ao mesmo tempo que também temos de salientar o facto de ser um BMW. Ou seja, contar com toda a atenção que a marca quer e gosta de dar ao condutor dos seus veículos mais premium.

Assim, apesar do facto de a condução não ser assim tão diferente quanto isso no lado da performance e aceleração, a realidade é que no dia-a-dia, o i5 é um carro extremamente controlado e apontado. Você aponta o caminho, e ele vai. Está sempre coladinho à estrada, e pouco ou nada se queixa quando o pavimento está um pouco mais acidentado.

Conclusão

Em suma, é um carro a sério!

Por isso mesmo, faz até passar a ideia de que alguns dos carros elétricos mais comuns da nossa praça, como é o caso do Tesla Model 3, pareçam autênticos carrinhos de compras ao seu lado.

Isto talvez é dizer muito. Mas, para ter uma ideia daquilo que eu senti no ensaio ao bmw i5, é boa ideia fazer um teste drive e tirar as suas próprias conclusões. Eu fiquei impressionado! Por isso, a partir de agora, para comparar carros elétricos, a fasquia fica aqui.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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