O dedo mindinho é o ponto de apoio perfeito para o telemóvel. Faz horas extraordinárias quando se está a fazer scroll na cama, servindo de apoio para segurar o ecrã. De facto, para muitas pessoas, o dedo mindinho desempenha um papel fundamental na forma como agarram o telemóvel, mas também tem um custo. A pesquisa por “dedo mindinho torto” no TikTok não para de aumentar e tudo está relacionado com um alto que se forma no meio do dedo mais pequeno devido aos tempos de ecrã elevados. Tem o problema do dedo mindinho?
Telemóvel: verifique já se tem o problema do dedo mindinho!
Em 14 de julho, o criador @galaleee mostrou o seu mindinho do telemóvel irremediavelmente torto. Desde aí a procura pelo termo “phone pinky” disparou e se recorrer ao TikTok vai eventualmente assustar-se com os resultados.
O que é o mindinho do telemóvel?
Muitas pessoas brincam dizendo que é a próxima evolução da humanidade. Na realidade, trata-se apenas de uma articulação que começa a desviar-se.
A Geração Z passa, em média, mais de sete horas por dia ao telemóvel, enquanto a Geração Y passa cerca de seis horas por dia – embora a maioria das pessoas se ria destes números. Os tempos de ecrã podem subir até 10 ou 15 horas por dia para os cronicamente online e, para alguns, são ainda mais elevados.
Os telemóveis acabam por ter muito impacto na saúde. De facto, há um aumento de muitas condições relacionadas com a postura que ocorrem quando se está muito tempo ao telefone ou quando se fica muito tempo na mesma posição, como dores no pulso e no pescoço. O pescoço técnico e outras doenças relacionadas com o telefone podem ser dolorosas, mas este problema com o mindinho normalmente não é. No entanto, poderá notar uma ligeira dor se navegar durante muito tempo.
Este problema acontece normalmente quando a parte inferior do telefone repousa sobre o dedo mindinho, enquanto os outros dedos são enrolados em torno do smartphone para suporte, levando a pressão sobre a pequena articulação.
Como resolver
Ainda existem poucos estudos sobre esta condição. No entanto, é uma boa indicação de que pode precisar de fazer uma pausa no seu telemóvel. Ou então ajustar a forma como o está a utilizar.
Uma vez que o problema no dedo mindinho ocorre devido a excesso de pressão, utilização repetitiva e problemas ergonómicos, “o primeiro passo a dar é avaliar a forma como segura o telefone”. Entretanto o tamanho do seu telemóvel também pode afetar a forma como o segura com as mãos, por isso, procure algo que se adeque melhor à sua anatomia, como um dispositivo mais pequeno que caiba na sua mão,
Ainda assim a melhor opção é limitar o mais possível o tempo passado ao telemóvel. Pode também dividi-lo em pequenos intervalos de 10 a 15 minutos.
Se tiver alguns cuidados e se o problema não se arrasta há muito tempo poderá desaparecer em semanas. No entanto, em alguns casos pode tornar-se crónico. Por esse motivo tenha cuidado!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!