Os seus pneus estão gastos e está a comprar pneus novos? Em função do tipo de veículo, do modelo e do nível de desempenho, devem-se considerar alguns critérios importantes. Um deles e que algumas pessoas tendem a ignorar é o índice de velocidade dos pneus.
Se vai comprar pneus novos não ignore esta letra!
Incluída na série de dígitos e letras no flanco de cada pneu, esta informação indica-lhe a velocidade máxima a que um pneu pode suportar a carga do veículo. Os fabricantes de automóveis dão-lhe cada vez mais importância. Isto porque trabalham arduamente para desenvolver e afinar as suas estruturas e suspensões com base nestas especificações.
A direção, a travagem, o comportamento em estrada e a estabilidade do veículo dependem dos pneus, e a classificação da velocidade está diretamente relacionada com a rigidez das paredes dos pneus.
Uma letra para cada classificação
Mesmo ao lado do índice de carga está uma letra que indica a velocidade máxima a que pode conduzir com os seus pneus sem pôr em risco a vida dos ocupantes. Eis a velocidade que cada uma destas letras representa:
P – 150 km/h
Q – 160 km/h
R – 170 km/h
S – 180 km/h
T – 190 km/h
U – 200 km/h
H – 210 km/h
V – 240 km/h
Z ou ZR – Mais de 240 km/h
Um pneu com a classificação Q é normalmente menos eficaz a 100 km/h do que um pneu com a classificação U ou H, por exemplo. Para além disso o ruído e a vibração são frequentemente menores nos pneus com uma classificação mais elevada.
Uma vez que o limite de velocidade nas estradas públicas não excede os 120 km/h, a maioria dos condutores não deve ter problemas com qualquer classificação de velocidade, mas para aqueles que fazem corridas em pista, isso muda tudo!
E os pneus de inverno?
Entretanto pode utilizar uma velocidade mais baixa para os seus pneus de inverno. No entanto, não se afaste muito dela, porque os computadores da maioria dos carros estão agora calibrados para “sentir” a estrada através dos pneus e podem ser afectados por uma classificação de velocidade diferente, o que pode ter um impacto no comportamento do veículo.
Para se certificar de que está a utilizar pneus com uma classificação de velocidade adequada ao seu veículo, consulte o manual do proprietário ou procure informações junto do seu concessionário ou de um revendedor de pneus especializado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!