A bateria de 12 volts do seu automóvel é um dos seus componentes mais vitais. É responsável por enviar eletricidade para o motor de arranque, que, por sua vez, envia energia para o sistema de ignição e dá partida no motor. A bateria também alimenta acessórios, como o rádio, o ar condicionado e os vidros eléctricos, quando o motor está desligado e a chave da ignição está na posição ON. Embora só seja utilizada durante um segundo em condições normais, a bateria do seu carro tem um grande trabalho e, se falhar, não conseguirá ligar o motor sem ajuda externa. Mas e se tiver de desligar a bateria do seu carro? Como o pode e deve fazer? É isso que vamos explicar já a seguir.
Como desligar a bateria do seu carro e quando o deve fazer
Normalmente, é necessário substituir a bateria de 12 volts do seu veÃculo a cada três a cinco anos. Mas, por vezes, as baterias de automóveis podem falhar prematuramente devido a coisas como um dreno de energia parasita, danos e um alternador defeituoso. A bateria do seu automóvel também pode morrer prematuramente se se esquecer de desligar as luzes ou de ligar o ar condicionado e o rádio com o motor desligado. No entanto, independentemente da razão pela qual falha, quando a bateria de 12 volts se descarrega, é muito provável que tenha de a substituir. Em alguns casos, é possÃvel recarregar as baterias dos automóveis. No entanto, as baterias para automóveis não duram para sempre, mesmo que a sua manutenção seja correta.
A dada altura, vai ter de substituir a bateria do seu automóvel. Quando chegar a altura de o fazer, não se assuste. Substituir uma bateria de 12 volts é rápido e simples. De facto, é uma das melhores tarefas de manutenção que pode fazer em casa. Se tem curiosidade em saber como desligar a bateria do seu automóvel e porque é que pode precisar de o fazer, nós ajudamo-lo. Aqui está como remover uma bateria automóvel de 12 volts e algumas das razões pelas quais pode precisar de o fazer.
A maioria das baterias de automóveis normais está localizada debaixo do capot, perto da parte da frente do compartimento do motor. A sua pode estar posicionada do lado direito ou esquerdo do compartimento do motor e, muito provavelmente, estará em cima de um pequeno tabuleiro retangular. A remoção da bateria do seu automóvel não requer conhecimentos avançados de automóvel ou ferramentas dispendiosas. No entanto irá precisar de alguns dispositivos básicos.
Com o veÃculo desligado, segue os passos abaixo:
Retire as tampas dos terminais da bateria, deslizando-as para trás nos cabos.
Tire o terminal negativo da bateria (o cabo preto), desapertando a porca e deslizando o terminal para fora do poste do terminal da bateria.
Retire o terminal positivo (o cabo vermelho), desapertando a porca e fazendo deslizar o terminal para fora do poste do terminal da bateria.
Se a bateria do seu automóvel tiver um suporte metálico ou de fixação que a mantenha no lugar, retire-o desligando a porca e colocando o suporte de lado.
Retire a bateria antiga do veÃculo.
Estes são os passos gerais para remover a bateria do seu automóvel. O processo é o mesmo para a maioria dos veÃculos. No entanto, vale a pena consultar o manual do proprietário ou o guia de reparação antes de começar, para se certificar de que não existem passos especiais para o seu automóvel. Quando chegar a altura de reinstalar a bateria ou ligar uma nova, tudo o que tem de fazer é seguir os passos no sentido inverso.
Quando é que é necessário desligar a bateria?
Geralmente, não é necessário desligar a bateria do seu carro com muita frequência. Na maioria dos casos, só precisa de retirar a bateria de 12 volts se estiver a ter problemas em ligar o veÃculo. Há várias razões para o carro não pegar. No entanto, uma bateria descarregada é uma das mais comuns e, se a sua estiver descarregada, terá de desligar e remover a bateria para a substituir.
Mas há outras alturas em que pode ser necessário remover a bateria do seu carro. Uma razão comum para remover a sua é se quiser testá-la. Pode testar uma bateria de carro enquanto ela estiver ligada ao veÃculo. No entanto, se o seu automóvel não arrancar, poderá não ser possÃvel dirigir-se à oficina local ou à loja de peças para efetuar um teste – e se não tiver a certeza de que a bateria é a causa da incapacidade do seu automóvel arrancar, vale a pena efetuar um teste antes de desembolsar o dinheiro para comprar uma nova.
Também pode ser necessário desligar a bateria durante vários trabalhos de reparação automóvel, especialmente quando se trabalha no sistema elétrico. É comum desligar pelo menos o terminal negativo durante a realização de trabalhos de reparação ou manutenção que exijam o manuseamento de componentes eléctricos. Isto evita choques, lesões e danos. É também um hábito sólido a desenvolver se planeia fazer qualquer trabalho de reparação automóvel.
Finalmente, pode ter de desligar a bateria para aceder a outro componente. As baterias dos automóveis podem ser grandes e, por vezes, atrapalham o trabalho no compartimento do motor. Desconectá-las e removê-las é uma forma rápida e fácil de libertar algum espaço e de eliminar algum do incómodo de várias tarefas de reparação e manutenção.
Agora já sabe como e quando deve desligar a bateria do seu carro.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!