Apple desistiu do iPad dobrável. O MacBook ainda resiste!

Como estamos fartos de dizer, apesar do facto de a Apple não parecer muito interessada no formato, o que até faz algum sentido, visto que ainda nenhuma fabricante foi capaz de ter um gigantesco sucesso tendo como base um aparelho dobrável… A realidade é que a Apple está mesmo a desenvolver aparelhos dobráveis.

Aliás, tem estado a desenvolver mais que um aparelho dobrável, com rumores a apontar para um iPhone Flip, um iPad Fold, bem como um MacBook dobrável ainda sem um nome associado.

Mas, seja por dificuldades técnicas, ou pelo facto de alguns destes mercados estarem estagnados, como é o inegável caso dos tablets, a Apple decidiu meter alguns projetos na gaveta. O primeiro a ter uma desistência associada é o iPad Dobrável.

Apple desistiu do iPad dobrável. O MacBook ainda resiste!

Portanto, o iPad dobrável fica por enquanto de lado, para dar espaço a um MacBook Dobrável baseado num ecrã OLED de 20 polegadas. Este portátil diferenciado vai chegar ao mercado no final de 2027 ou início de 2028.

Isto é curioso, porque apesar do facto de já existirem portáteis deste tipo no mercado, mais concretamente por parte da ASUS e Lenovo, a realidade é que a sua produção é tão complexa, e tão cara, que pelo menos uma delas não parece ter grande vontade de lançar uma segunda versão. Aliás, a ASUS apresentou um novo tipo de portátil, onde em vez de utilizar um ecrã dobrável, utiliza dois ecrãs de grandes dimensões, o ZenBook Duo 2024. Este portátil é obviamente interessante, mas também parece ser uma afirmação da ASUS de que ainda é cedo para comprar portáteis baseados em ecrãs dobráveis.

Aqui é também importante dizer que a Apple só vai lançar produtos dobráveis, quando achar que a sua qualidade está muito acima da concorrência. Isto significa durabilidade, design vistosos, e nada de rugosidades no meio do ecrã. É exatamente por isso que a Apple está a apontar para vários anos à frente. Porque além de um design vistoso e diferenciado, a gigante Norte-Americana também não quer lançar algo demasiado caro. Ou seja, não quer lançar algo para depois acabar como o Apple Vision Pro.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também