Honda HR-V: Híbrido interessante! Bonito e conduz-se bem.

Depois de termos ido à apresentação internacional, e de também termos dados umas voltas em Portugal, pareceu uma boa ideia revisitar o muito curioso HR-V da Honda, um híbrido que parece ter sido feito para todos, com um design que vai agradar tanto a Gregos como a Troianos.

Aliás, posso até dizer que apesar de adorar as motorizações da Honda, não sou de todo o maior fã dos seus designs mais recentes, ou qualidade de construção interior. Mas, neste HR-V, fiquei fã assumido da marca. 

O que nos volta a fazer dizer, apesar de ser um automóvel híbrido, temos aqui um conceito bastante diferente do comum. Com muitas e novas apostas por parte da fabricante Japonesa.

honda hr-v: híbrido interessante! bonito e conduz-se bem

Honda HR-V: Uma condução híbrida fora do comum!

Pois bem, este novo SUV, apesar de já estar por cá há algum tempo, continuar a ser uma aposta importante por parte da Honda para o mercado Europeu. Afinal, segundo a fabricante, o HR-V vai superar mais de metade de todo o plano de vendas neste mercado, seguido pelo Jazz HEV e CR-V.

A ideia é chamar consumidores que por norma não metem veículos da Honda na sua lista de carros a comprar. Isto apenas se consegue com um carro bonito, carismático, com bons níveis de performance (especialmente no lado da autonomia), com muita e boa tecnologia.

Dito tudo isto, num mercado em que os SUVs dominam, este HR-V aparece a meio do segmento B-SUV e C-SUV, devido às suas dimensões exteriores e ao seu espaço no habitáculo.

Falando em espaço no habitáculo, para o seu tamanho real, verdade seja dita, este HR-V oferece um dos maiores espaços interiores de sempre dentro das gamas da marca.

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Curiosidades do Honda HR-V

Antes de mais nada, saiba que o Honda HR-V utiliza como base a plataforma GSP (Global Small Platform), ou seja, a mesma que podemos encontrar no mais recente Jazz. Aliás, além da plataforma temos muita motorização aqui partilhada com apenas algumas mudanças aplicadas.

Já ao nível do design, temos aqui um carro que segue um pensamento mais premium, com linhas mais simples, mas ainda assim apelativas, no seu exterior. A impressão é de ser um SUV robusto e elegante ao mesmo tempo, apesar de no uso diário ser um carro completamente normal, sendo por isso mesmo capaz de caber em qualquer lugar de estacionamento.

Quanto ao interior, também temos o mesmo tema aplicado, mas com uma tendência muita mais focada na praticabilidade usabilidade. Com a opção de escolher um interior e exterior de uma cor ou duas cores. Em ambos os casos, na minha opinião, a opção “Two Ton” assenta muito bem e dá outro caráter ao carro.

Ainda no interior

Atrás do volante, contamos com um painel digital de 7 polegadas, com a missão de apresentar todas as informações mais importantes. Em conjunto com um manómetro físico que indica a sua velocidade instantânea.

No pequeno teste, este ecrã deu muito jeito para descobrir tudo o que o carro andava a fazer. Além disto, apesar de ter sido pouco utilizado, os botões do volantes e todos os botões em geral têm um “click premium”, o que é sempre agradável, e até de louvar, neste louco mundo obcecado por botões ‘touch’.

Um facto curioso é que a Honda até deu um pequeno upgrade no campo da climatização do novo HR-V. Ao fim ao cabo, garantiu um design diferente em “L”, em algumas saídas de ar, com capacidade de ajuste manual e a função de direcionar o ar como uma cortina pela lateral. Ou seja, a intenção é que não tenha de levar com o ar diretamente na cara.

Vamos à sua condução e ao motor!

Ora bem, é aqui que vamos encontrar a nova e eficiente motorização híbrida e:HEV da Honda. Em poucas palavras, consiste na união de dois motores elétricos em conjunto com um motor a combustão iVTEC de 1.5 litros.

Quanto aos números!

A parte elétrica da nova motorização e:HEV é capaz de alcançar agora os 131 cv e 235 nm de binário, enquanto o motor i-VTEC de 1.5 litros é capaz de 107 cv. Em conjunto esta união é capaz de um total de uns quantos cavalos e bom binário. Quanto ao certo? Não sabemos e a Honda também não nos quis dizer. Ficámos pela imaginação, e claro, a sensação ao volante.

Dito isto, apesar de breve, deu para entender que o resultado é uma motorização híbrida bastante eficiente, sem abdicar de um bom desempenho, nomeadamente para a cidade!

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Ao fim ao cabo, o equilíbrio entre estes dois pontos garantiu que após algumas voltinhas de teste, quase sempre de forma “mais dinâmica”, os consumos continuassem baixos, mais ou menos a rondar os 4.5 ou 5L de média. O que não parece nada de especial, mas quando digo “voltas dinâmicas”, estou basicamente a dizer que estive a puxar pelo acelerador.

Aliás, até fiz alguns testes fora de estrada. Onde, garanto que o sistema de descidas funciona como prometido e pretendido.

Já na condução

Saiba que conta no novo Honda HR-V com novos modos de condução otimizados, que o diferenciam da concorrência. Estamos a falar da capacidade de o veículo alternar o tipo de condução consoante a situação entre os modos:

  • Electric Drive,
  • Hybrid Drive
  • Engine Drive.

Ou seja, condução elétrica, híbrida e com o motor a combustão, com todas estas mudanças feitas de forma autónoma com a nova unidade de controlo eletrônica apresentada pela marca. A intenção é garantir o modo mais eficiente para cada situação de condução.

Assim sendo, o que realmente importa aqui são os modos da motorização híbrida.

Em regra, o Honda HR-V vai utilizar a forma mais eficiente de condução, trocando entre os 3 modos mencionados em cima. Desta forma, em ambientes citadinos, ou mais urbanos, é perfeitamente possível andar apenas com os motores elétricos. Isto enquanto em Autoestrada, ou em velocidades um pouco mais altas, temos o motor a combustão a fazer das suas, de forma a atingir a potência máxima do automóvel. (No modo elétrico, o motor a combustão apenas funciona para dar força ao sistema elétrico.)

Além disto, temos também os famosos modos de condução “tradicionais” em que pode colocar o carro em modo “ECO”, “Normal” e “Sport”. Cada modo alterna o comportamento e resposta do carro, com o modo Sport a esticar mais as pernas desta motorização.

Já que falamos em modo Sport, a Honda garante uma aceleração dos 0-100 km/h em 10.6 segundos. No entanto, sem qualquer esforço foi possível alcançar esta aceleração de 0-100 km/h em apenas 9.7 segundos.

Concluṣo РHonda HR-V

Uma coisa é certa, temos aqui um SUV que oferece imensa tecnologia, conforto, espaço e eficiência da sua nova motorização híbrida.

Afinal, apesar de todas as novidades temos um preço que rivaliza imenso as ofertas no mercado. A começar nos 36.500€, preço chave na mão sem mais taxas ou taxinhas!

Em suma, o novo Honda HR-V tem tudo para ser um dos melhores SUV utilitários do seu tamanho. Afinal de contas, além de um espaço de topo na sua categoria, ainda conta com os seus “bancos mágicos”. Em poucas palavras, os bancos traseiros tanto descem como sobem para uma arrumação incrível.

Assim sendo, se ficou interessado conheça tudo isto e muito mais sobre o novo Honda HR-V, clique aqui.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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