O Waze e o Google Maps estão agora a lutar praticamente pelo mesmo público. É por esse que em alguns casos parece que as duas apps estão a repetir funcionalidades. Como resultado, mais utilizadores são tentados a mudar de uma aplicação para a outra e, nos últimos dias algumas pessoas ficaram mais contentes com o Maps por ter recebido um sistema mais eficaz de comunicação de incidentes. Mas isto não deixa todos os utilizadores satisfeitos, sobretudo os do Waze que pedem a chegada dos mapas offline. Mas isto faz sentido?
Mapas offline no Waze: roubar utilizadores ao Google Maps?
O Waze precisa de mapas offline para permitir a navegação sem uma ligação de dados. Se esta funcionalidade não existir, os utilizadores não mudarão do Google Maps para o Waze, ficando com a oferta principal da Google.
Mas fará isto sentido?
Os mapas offline são úteis quando se navega numa região sem ligação de dados ou quando se parte numa longa viagem com taxas de roaming dispendiosas. A questão é que o principal objetivo do Waze não tem nada a ver com esta funcionalidade.
O principal argumento de venda do Waze é o sistema de informação de tráfego de crowdsourcing, uma vez que os utilizadores podem fixar perigos no mapa e informar as pessoas sobre eles. A aplicação recebe estes relatórios de tráfego e gera avisos para os utilizadores cujos percursos passam pelos locais assinalados.
Os utilizadores podem comunicar uma vasta gama de perigos, incluindo acidentes, buracos, radares de trânsito, semáforos avariados e atropelamentos.
No entanto, a funcionalidade só pode funcionar com uma ligação de dados ativa. É que as informações de trânsito têm de ser carregadas para os servidores do Waze. Sem esta funcionalidade, o Waze tornar-se-ia apenas uma aplicação de navegação normal, sem a principal razão pela qual os utilizadores o instalam.
Já existe uma espécie de modo offline
O Waze já oferece um modo de mapas offline meio incompleto. Permite que os utilizadores continuem a navegar quando perdem a ligação de dados durante uma viagem ativa. Por exemplo, se configurar a rota para um destino mas perder a ligação de dados durante o percurso, o Waze continuará a oferecer direcções passo a passo. Mas a aplicação não descarregará novos relatórios de trânsito, pelo que não verá novos perigos à medida que se aproxima do destino e, se falhar uma curva, não conseguirá encontrar um percurso alternativo.
O Google Maps não tem este problema, uma vez que os mapas offline integrados, que residem no seu dispositivo quando os descarrega, permitem-lhe navegar para um destino mesmo quando não está disponÃvel uma ligação de dados.
É por este motivo que o Google Maps e o Waze continuam a ser ofertas separadas. De facto, têm objectivos diferentes, mesmo depois de a Google ter introduzido a comunicação de incidentes no seu produto principal. O Waze continua a ser a melhor opção para quem está interessado na navegação de trânsito. Já o Google Maps é a oferta mais completa, com funcionalidades como mapas offline e uma vista de satélite.
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