Chrome vai esconder dados sensíveis quando partilhar o ecrã!

Quando se partilha o ecrã, é sempre uma preocupação mostrar acidentalmente a palavra-passe ou as informações do cartão de crédito. A Google está a tentar resolver esta preocupação com uma funcionalidade experimental para o Chrome no Android. Quando estiver disponível, o Google Chrome irá detetar e esconder automaticamente dados sensíveis quando estiver a partilhar ou a gravar o seu ecrã.

Chrome vai esconder dados sensíveis quando partilhar o ecrã!

Conforme descoberto pelo site BleepingComputer, a função aparece como uma nova flag do Chrome chamada “Esconder conteúdo confidencial durante a partilha de ecrã, gravação de ecrã e ações semelhantes”. As flags no Chrome são funções experimentais que a Google ainda não implementou totalmente. No entanto qualquer pessoa pode experimentar.

A publicação partilhou uma imagem da flag do Chrome e a sua descrição que explica como a funcionalidade irá funcionar. A descrição diz que “se os campos de formulário sensíveis (como cartões de crédito, palavras-passe) estiverem presentes na página, toda a área de conteúdo é escondida durante a partilha de ecrã, gravação e ações semelhantes”.

chrome vai esconder dados sensíveis quando partilhar o ecrã!

Ou seja, se estiver a partilhar o seu ecrã ou a gravá-lo de uma forma que outros possam ver, esta ferramenta opcional adicionará uma camada extra de privacidade. Até agora, este nível de proteção de dados só estava disponível no Modo de navegação anónima do Chrome. Lembro que impede a captura de ecrã por defeito.

Ainda não é possível experimentar a nova flag do Chrome. No entanto esta deverá estar disponível no Chrome Canary nas próximas semanas e funcionará no Android 5 e superior.

Todas as formas de garantir a nossa privacidade são importantes e esta torna-se realmente útil. É que é muito fácil estarmos a partilhar o nosso ecrã e sem estarmos à espera surgir alguma informação confidencial. Com o novo sistema de proteção do Chrome essa situação chega ao fim e todos podem estar mais tranquilos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também