Descubra quando deve utilizar o botão de recirculação do ar!

Na parte central do painel de instrumentos está a consola central, onde se encontram os controlos do ar condicionado do carro e do sistema de controlo da climatização que lhe permite controlar o fluxo de ar no veículo. Alguns dos botões e manípulos são familiares. O indicador de A/C, quando aceso, significa que o ar fresco vai sair pelas aberturas de ventilação. O ícone da ventoinha indica a intensidade do ar que sai dos ventiladores. E para que serve o botão de recirculação do ar e quando o deve utilizar?

Descubra quando deve utilizar o botão de recirculação do ar!

Para compreender o que o botão de recirculação do ar faz, é importante compreender primeiro como funciona o controlo da climatização dentro do seu carro. Depois de ligar o veículo e premir o botão da ventoinha na consola central, o ar sai imediatamente pela saída de ar. Se quiser que o ar sopre com mais força, pode ajustar a intensidade da ventoinha. Se não estiver satisfeito com a frescura do ar que sai, pode aumentar o ar da ventoinha premindo o botão A/C, que ativa o sistema de ar condicionado do automóvel. Em termos simples, este sistema funciona puxando o ar, arrefecendo-o e soprando-o para dentro do habitáculo.

Neste ponto, pode controlar ainda mais a origem do ar que sai do ventilador: o exterior ou o interior do veículo. É aí que o botão de recirculação entra em ação.

ar-condicionado deixa de arrefecer, ar condicionado não dá frio, botão de recirculação do ar

Quando o botão de recirculação está desativado o ar fresco é aspirado do exterior do veículo. Passa por uma conduta de ar aberta na parte da frente do automóvel e entra no interior do automóvel através das aberturas de ventilação. Quando o ar condicionado é ligado, em vez de entrar diretamente no automóvel, desvia o ar exterior através do sistema de arrefecimento. Depois empurra o ar de temperatura mais baixa para o habitáculo.

Quando o dia está bom e a temperatura é a mesma dentro e fora do carro, não há necessidade de ligar o ar condicionado. Ou seja, deve ficar bem apenas com a ventoinha e a recirculação desligada.

O que acontece quando o botão de recirculação está ligado

Por outro lado, quando o botão de recirculação é premido e a sua luz indicadora se acende, a conduta de ar fecha-se. Assim impede a entrada de ar exterior no carro. Em vez disso, a ventoinha utiliza o ar que já se encontra no habitáculo do veículo e recicla-o. Quando o ar condicionado é ligado nesta situação, a unidade de arrefecimento puxa o ar interior, arrefece-o e empurra o ar de temperatura mais baixa de volta para o automóvel.

De um modo geral, é uma boa ideia ativar a função de recirculação no seu automóvel quando o ar exterior é mais quente do que o ar no interior do habitáculo. Ou então se pretender arrefecer imediatamente o interior de um automóvel extremamente quente ou húmido no arranque inicial do veículo. Também é útil para impedir que o fumo, o pó e os odores exteriores se infiltrem no interior do automóvel.

Optar pela recirculação de ar é alegadamente mais eficiente do que aspirar ar fresco do exterior. Quando está muito calor no exterior e se esquece de recircular o ar mais fresco no automóvel, a unidade de ar condicionado do veículo tem de aspirar o ar quente do exterior e a esforçar-se para o arrefecer. Isto pode diminuir um pouco o seu consumo de combustível, uma vez que o motor tem de trabalhar um pouco mais para alimentar a unidade de ar condicionado. Também provoca um pouco mais de desgaste nos componentes do ar condicionado. É que têm de funcionar durante mais tempo e a temperaturas mais quentes.

Quando o deve ligar?

Durante os meses quentes de verão, ligar o ar condicionado e a recirculação de ar é a forma mais rápida de diminuir a temperatura do seu carro. É também uma obrigação quando está a conduzir em áreas altamente poluídas, quando está preso no trânsito entre veículos que emitem fumos, ou quando há obras em curso ou mesmo um incêndio nas proximidades. Lembramos que deixar a recirculação desligada quando a situação exige que se ative obriga a unidade de A/C do seu automóvel a trabalhar horas extraordinárias para tentar arrefecer o ar quente do exterior. Quando o sistema de ar condicionado está em ação, queima combustível. Quanto mais trabalha, mais combustível queima. A recirculação do ar, quando utilizada corretamente, promove uma melhor gestão do combustível.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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