É assim tão fácil escolher entre o Google Maps e o Waze?

Escolher entre o Google Maps e o Waze é mais fácil do que pensa. Precisa de uma aplicação cujo objetivo seja a navegação no trânsito e que o leve o mais rapidamente possível do local onde se encontra para onde pretende ir? Escolha o Waze. Quer uma aplicação com uma interface de utilizador mais limpa, cujo objetivo é guiá-lo até ao seu destino, mesmo quando a ligação de dados cai? Fique com o Google Maps. O Waze está especificamente focado na navegação de trânsito, enquanto o Google Maps é uma aplicação tudo-em-um que tenta fornecer aos utilizadores um pacote completo de funcionalidades. Mas afinal e fazendo todas as contas qual é a melhor opção? É que o Maps também tem os seus problemas.

É assim tão fácil escolher entre o Google Maps e o Waze?

Várias pessoas optam pelo Google Maps sobretudo porque não gostam da interface do Waze. A aplicação parece um desenho animadoe  por vezes, fica tão cheia de informação inútil que é muito mais difícil perceber onde estamos.

aplicação Waze, guerra contra o Google Maps

O Google Maps oferece uma interface de utilizador mais limpa e para além disso ainda ajuda a navegar para um local específico depois de estacionar o carro. Se precisar de caminhar até um local ou edifício, o Google Maps pode guiar quando a condução termina, oferecendo assim uma experiência de navegação completa até ao destino.

No entanto há problemas no Google Maps. 

Cores confusas

A Google introduziu um novo tema de cores no final de 2023, desistindo do visual familiar para o que deveria ser uma representação mais natural do mundo. As novas cores não foram bem recebidas pelos utilizadores e muitos pediram à Google para desfazer a mudança. Isto não aconteceu e as novas cores vieram para ficar.

Marcador de trânsito

O Google Maps destaca bem o trânsito em tempo real no mapa, pois é mais subtil do que no Waze, acabando por tornar a IU mais limpa. No entanto era importante a existência de um marcador mais óbvio para os engarrafamentos.

como adicionar um ponto de paragem no google maps, escolher entre o Google Maps e o Waze

O Waze utiliza um ícone arredondado no mapa. Isto para que possa ganhar tempo extra para abrandar quando se aproxima do último carro num engarrafamento, enquanto o Google Maps mantém as mesmas linhas coloridas no mapa. É mais difícil de ver quando se conduz numa autoestrada. Assim muitos condutores podem dar por si a travar quando se apercebem do engarrafamento.

Google Maps no Android Auto

Por vezes, o Google Maps no Android Auto tem um aspeto duvidoso, com as caixas no ecrã a cobrirem uma grande parte do mapa e a empurrarem a navegação para os limites exteriores da interface.

Uma aplicação de navegação deve centrar-se inteiramente no mapa e nas direcções que o utilizador deve seguir. No entanto, as caixas de informação gigantescas que o Google Maps mostra no ecrã para destacar os dados de navegação e a próxima curva não fazem sentido. A localização do utilizador e a rota destacada são empurradas para um canto do ecrã. Depois o Google Maps concentra-se apenas nos mosaicos de navegação, que não têm opções de personalização e são ridiculamente grandes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também