Quatro coisas que indicam problemas com a correia de distribuição

A correia de distribuição é um componente absolutamente vital, apesar da sua relativa simplicidade, e se houver um problema com ela, muitos dos processos do motor serão completamente desfasados. Mesmo que as outras peças estejam tecnicamente a funcionar, se não puderem cooperar em conjunto, o motor não funcionará corretamente. Esta não é, definitivamente, uma forma segura de conduzir, pelo que deve mandar reparar a correia de distribuição o mais rapidamente possível. No entanto, se não tiver a certeza se os problemas do seu automóvel estão relacionados com a correia de distribuição, existem alguns sinais a que pode estar atento.

Quatro coisas que indicam problemas com a correia de distribuição

Ruído de tiquetaque vindo do motor

O funcionamento da correia de distribuição dentro do motor é suposto ser geralmente silencioso. No entanto, se a correia estiver desgastada num determinado ponto, a sua aderência pode escorregar durante o seu funcionamento. Mesmo que seja apenas por um momento, esse deslizamento pode fazer com que os veios ou cilindros bloqueiem por breves instantes antes de a correia voltar a agarrar-se.

Esse bloqueio rápido pode produzir um ruído característico de tiquetaque vindo do motor. Uma vez que está a ser causado por uma falha de rotação na correia, o tiquetaque deve ser bastante consistente e uniforme, não muito diferente de um relógio. É verdade que este sintoma específico também pode indicar uma baixa pressão do óleo no seu veículo, mas, de qualquer forma, algo está a correr mal no funcionamento do seu motor, o que justifica um exame de manutenção.

problemas com a correia de distribuição
Diesel Engine timing belt ; close up ; rubber part

Fumo ou gases de escape excessivos

Uma coisa que nunca quer ver a sair do seu carro, seja em que circunstância for, é fumo de cor escura. Embora provavelmente não signifique que o seu carro está prestes a explodir, significa que o seu motor está a trabalhar em excesso.

Quando a correia de distribuição perde o controlo da situação, muitos dos outros processos do motor ficam dessincronizados. Um desses processos é a extração de combustível do depósito para os cilindros. Se a correia estiver avariada, pode ser aspirado mais combustível do que o necessário, o que leva a que o excesso seja despejado no tubo de escape e entre em combustão, criando fumo.

O motor não funciona

Normalmente, quando se roda a chave na ignição do carro, a correia dentada começa a rodar e faz girar a cambota. A cambota é o que fornece energia a todo o resto do carro, por isso, se não estiver a funcionar, não vai a lado nenhum. Isto significa que, se a correia dentada estiver tão desgastada que não consegue agarrar a cambota de forma consistente, pode não ser capaz de fazer girar as coisas de forma suficientemente rápida e consistente para se inflamar. Pior ainda, se a correia de distribuição se tiver partido completamente, então não há forma de o motor se ligar fisicamente ao resto do automóvel. De qualquer forma, o resultado é que o motor não consegue rodar quando o tenta ligar.

O motor comporta-se de forma errática 

Quando se circula a alta velocidade na autoestrada, é quando a correia dentada está a trabalhar mais intensamente. Há muita energia a circular no motor quando está a alta velocidade. Assim é vital manter todos os processos em sintonia uns com os outros. No entanto, se a correia de distribuição estiver desgastada ou danificada, pode começar a ver um comportamento invulgar do seu motor enquanto está neste ambiente de alta velocidade.

Mesmo que a correia dentada esteja apenas ligeiramente desgastada, com a rapidez com que está a rodar a alta velocidade, vai começar a ver estranhas peculiaridades no funcionamento do seu motor. Por exemplo, quando está a funcionar a cerca de 2000 a 4000 RPM, pode começar a ouvir estalidos no capot do carro

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...