A Inteligência Artificial é quase sempre a palavra do dia para qualquer empresa que se mexa no mundo da tecnologia. Dito isto, apesar do facto de a Google ter sido apanhada de surpresa com o sucesso do ChatGPT da OpenAI, é inegável que esta é a empresa que mais se tem esforçado para levar uma boa experiência de utilização ao mais casual dos utilizadores, e partir do ecossistema Android.
É por isso que fiquei realmente muito impressionado, quando o público se mostrou muito satisfeito com os anúncios da Apple relativamente ao seu motor de IA Apple Intelligence, que além de atrasado (vai falhar o lançamento do iPhone 16), vai demorar imenso tempo até chegar ao nÃvel daqui que a Google já tem nos seus Pixel, e a Samsung tem na grande maioria dos seus smartphones de topo mais recentes.
Aliás, agora que a Google lançou os seus Pixel 9, fica até a ideia que chegámos a uma encruzilhada em que a Apple não tem de se preocupar com a Samsung ou Xiaomi… Mas sim com a própria Google.
Apple pode ter o seu maior rival no Pixel 9 da Google!
Portanto, numa altura em que a gama de aparelhos Pixel parece começar a ganhar alguma importância extra em mercados como o nosso, em que a grande maioria dos consumidores nem sabe que este tipo de smartphone existe. Talvez seja boa ideia ter em conta que toda a equipa de desenvolvimento deve ter respirado de alÃvio, e talvez até tenha brincado um pouco com a situação, na altura em que a Apple anunciou as suas novidades baseadas em IA para o iPhone 15 Pro/Pro Max e novos iPhone 16.
Aliás, acredito que a Google tenha ficado imensamente feliz quando a Apple anunciou que apenas os modelos Pro da gama iPhone 15, e novos iPhone 16, chegam com suporte ao IA da gigante Norte-Americana. O que claro, deixa a grande maioria da comunidade iOS presa a aparelhos obsoletos. Algo que não é de todo normal no lado do iPhone.
Consegue imaginar a capacidade que a Apple teria de convencer consumidores a saltar entre ecossistemas, se porventura o seu sistema de inteligência artificial tivesse suporte às gamas iPhone 12, 13 e 14? Seria a loucura! Seria até um grande pontapé num ecossistema Android que continua a perder quota de mercado para o iPhone.
Mas não foi isso que aconteceu!
Como tal, muitos consumidores vão começar a olhar para o lado Android da coisa, com muitos anos de suporte, especificações interessantes, e funcionalidades que pura e simplesmente ainda não são normais no mercado.
Assim, apesar do facto de os Pixel 9 ainda não serem baseados no melhor hardware que a indústria tem para oferecer (isto está a mudar). Estes são alguns dos aparelhos mais interessantes do mercado, e vão começar a fazer girar cabeças.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o paradigma está a mudar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!