Substitua com mais frequência estes produtos que tem em casa!

Embora manter muitos artigos domésticos – como detergentes, produtos de limpeza e cosméticos – fora do prazo de validade não seja necessariamente tão arriscado como comer alimentos fora do prazo, pode diminuir a sua eficácia e potencialmente causar mais problemas do que aqueles que resolve. Para bem da limpeza e segurança, substitua com mais frequência estes produtos que tem em casa.

Substitua com mais frequência estes produtos que tem em casa!

Detergente para a roupa e lixívia

Se não lava várias cargas de roupa por semana, provavelmente não precisa de comprar detergente a granel. Não se estraga, por si só, mas perde o seu poder de limpeza com o tempo. O detergente líquido pode permanecer fechado até 18 meses. Isto a temperaturas normais, mas deve-se utilizar no prazo de seis meses após a quebra do selo. As cápsulas para roupa também devem ser utilizadas no prazo de seis meses e guardadas num recipiente seco e hermético. Os detergentes em pó são bons durante muito tempo. Isto a menos que sejam expostos à humidade, o que pode resultar em depósitos de sabão nas suas roupas.

produtos em casa
A male hand pouring detergent liquid from a green bottle with blank label – editable mockup template

A lixívia também começa a decompor-se após cerca de um ano, diminuindo o seu poder desinfetante e higienizante. Procure a data de produção estampada no frasco.

Produtos de limpeza

Tal como o detergente, os químicos dos produtos de limpeza doméstica degradam-se com o tempo, tornando-os menos eficazes para manter a sua casa limpa e higienizada. Se faz limpezas profundas com frequência e utiliza todos os produtos num ano ou dois, é provável que o seu dinheiro valha a pena. No entanto, se encontrar frascos guardados que não tenham sido tocados nos últimos tempos, teste-os. Tudo o que estiver grumoso, descolorido, malcheiroso ou que não faça espuma está provavelmente fora de prazo.

Material de limpeza

Mais uma vez, os produtos de limpeza não têm data de validade. No entanto é provável que os tenha guardado muito para além da sua utilização sugerida. O piaçaba deve ser deitado fora e substituído de poucos em poucos meses. Caso contrário, podem acumular-se bactérias nas cerdas e no cabo. As esponjas de cozinha devem ser deitadas fora de poucas em poucas semanas (ou trocadas por uma alternativa que possa ser lavada e higienizada, como um pano da loiça ou um esfregão de silicone).

Protetor solar

Se há um produto que deve ter a máxima eficácia, esse produto é o protetor solar. As organizações exigem que os fabricantes de protectores solares produzam fórmulas que durem três anos. Assim se usar os frascos rapidamente, provavelmente não precisa de se preocupar muito com o prazo de validade. Mas é boa prática verificar as datas de validade dos frascos que não utiliza há algum tempo – como no início do verão. Também deve verificar a data de compra. Se não houver nenhuma data de validade indicada, escreva uma na embalagem.

Cosméticos e medicamentos

O seu armário da casa de banho está cheio de artigos que expiram, como cosméticos, pasta de dentes e produtos farmacêuticos. Guardar estes artigos depois de expirado o prazo de validade pode diminuir a sua eficácia (como a pasta de dentes, que é boa para cerca de dois anos a partir da data de fabrico) ou aumentar o risco de o produto se degradar ou ficar exposto a bactérias e fungos. Embora os cosméticos não estejam regulamentados, a maioria tem um prazo de validade recomendado indicado nos seus rótulos.

Escovas de dentes

A cabeça da sua escova de dentes ou escova eléctrica deve-se substituir de três em três meses. Ou então mais frequentemente se estiver doente ou se as crianças tiverem tendência para mastigar as cerdas. Uma escova de dentes velha e degradada não limpa tão bem, deixando a placa bacteriana para trás e permitindo que os germes fiquem à volta dos seus dentes.

Filtros

Há quase uma dúzia de aparelhos em casa – forno, máquina de secar roupa, ar condicionado, exaustor, etc. – que necessitam de filtros, que se devem substituir regularmente para manter tudo a funcionar com a máxima eficácia (o que mantém o ar interior, a água e a roupa limpos). Dependendo do tipo, os filtros devem-se substituir a cada um a seis meses.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também