Alerta: não faça em casa o seu próprio protetor solar!

Este verão, alguns influenciadores aderiram ao movimento de publicar TikToks de si próprios a fazer protetor solar em casa. Isto depois de um influenciador popular o ter feito. Os especialistas estão agora a avisar as pessoas para não fazerem protetor solar pois pode ser perigoso!

Alerta: não faça em casa o seu próprio protetor solar!

Esta moda começou nos Estados Unidos, onde a influenciadora Nara Smith, de 22 anos, conhecida por partilhar vídeos em que faz de tudo, desde cereais a rebuçados para a tosse, publicou em junho um TikTok do seu marido, Lucky Blue Smith, a misturar coco, cera de abelha, manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de jojoba e pó de óxido de zinco para criar um protetor solar. Desde então, o seu vídeo recebeu cerca de 2 milhões de gostos. E outros, como o TikToker Avery Cyrus, 24 anos, que tem 9,3 milhões de seguidores também partilharam vídeos de si próprios a criar o seu próprio protetor solar.

Mas alguns dermatologistas mostraram-se preocupados com o protetor solar caseiro, fazendo as suas próprias publicações nas redes sociais e alertando as pessoas para não o fazerem.

Os perigos relacionados com o protetor solar caseiro são, em última análise, o facto de não proteger a sua pele como deveria. Só porque contém óxido de zinco… não significa que o proteja contra os raios UV. Quem fizer o seu próprio protetor solar estará a aumentar o risco de queimaduras solares e de desenvolver cancro da pele.

De facto, os produtos no mercado têm de ser submetidos a testes exaustivos.

A propósito disto, os dermatologistas dizem que há algumas razões pelas quais fazer protetor solar pode ser perigoso. Em primeiro lugar, o processo de fabrico do protetor solar é bastante complicado. As fórmulas são precisas e podem ser difíceis de reproduzir em casa. Em segundo lugar, não há forma de saber a quantidade de proteção que um protetor solar caseiro lhe oferece. Por isso, o seu protetor solar pode ter uma cobertura inconsistente ou ineficaz, o que pode aumentar o risco de cancro da pele e levar a sinais prematuros de envelhecimento, como rugas e manchas solares.

Digamos que utiliza 15% de zinco, mas está a adicionar outras coisas. Então, será que tem realmente essa mesma percentagem no seu produto final? Como é que sabe realmente que tem aquilo que pensa que tem?

As preocupações com os potenciais riscos para a saúde associados aos ingredientes dos protectores solares químicos têm vindo a aumentar nos últimos anos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também