Caminhar todos os dias é mesmo importante para a saúde?

Quer se trate da forma mais fácil de se movimentar ou de uma forma de relaxar, a vida pandémica mostrou os benefícios de caminhar no nosso dia a dia. Mas será que caminhar todos os dias é realmente suficiente para atingirmos os nossos objetivos semanais de exercício? E há algumas técnicas específicas que se possam utilizar para aumentar os benefícios?

Caminhar todos os dias é mesmo importante para a saúde?

Quais são os benefícios da caminhada?

As caminhadas são seriamente subestimadas. Embora não tenham uma intensidade tão elevada como outras formas de cardio, como a corrida, é eficaz por si só e, independentemente da sua condição física, é extremamente benéfica. Andar a pé é particularmente bom para as pessoas que sofrem de problemas nos joelhos, tornozelos ou costas. Isto porque pode reduzir a dor e melhorar a circulação e a postura.

Há uma série de benefícios que pode obter ao caminhar. Assim pode ajudá-lo a melhorar a sua respiração, baixar o seu ritmo cardíaco, sentir-se mais feliz, ficar mais ligado ao seu ambiente e sentir menos incómodo se tiver problemas de saúde relacionados com a dor.

caminhar todos os dias é mesmo importante para a saúde?

E não se trata apenas de boa forma física. Uma nova investigação publicada no Journal of Alzheimer’s Disease descobriu que a caminhada rápida cinco vezes por semana ajuda a combater o envelhecimento do cérebro e a perda de memória, estimulando o fluxo sanguíneo.

Com que frequência é necessário caminhar para fazer exercício suficiente?

Os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. Andar a pé conta para este objetivo de exercício semanal e pode ajudá-lo a ganhar resistência e a melhorar a saúde cardiovascular. No entanto tem de se certificar de que anda a um ritmo “rápido”. Durante o exercício, deve sentir o seu coração um pouco acelerado, a sua respiração deve ser mais difícil e deve começar a suar um pouco.

Na prática é necessária uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos. Esta é a melhor forma de aumentar a aptidão cardiovascular. Também de ajudar a fortalecer os ossos e aumentar a resistência e a força muscular. No entanto cada pessoa é diferente. Uma pessoa com um estilo de vida bastante sedentário necessitará de mais movimento, ao passo que uma pessoa cujo trabalho a obrigue a movimentar-se durante todo o dia não necessitará de tanto para garantir que atinge a quantidade mínima necessária.

Que técnica deve utilizar?

É importante praticar uma boa postura enquanto caminha para garantir que o exercício é confortável e eficiente. Isso significa que deve manter a cabeça erguida, alongar as costas, baixar o pescoço e os ombros e tentar envolver o seu núcleo. Também é necessário certificar-se de que balança os braços a cada passo para criar impulso.

É preciso saber aquilo que consegue fazer. Depois a ideia é ir aumentando 8 a 10% todas as semanas. Tudo para garantir que mantém o seu coração, pulmões, músculos e outros sistemas corporais desafiados. Procure também zonas com algumas subidas e descidas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também