Com a próxima atualização do Windows 11 24H2, a Microsoft vai ativar automaticamente a encriptação de dispositivos em ainda mais computadores. A nova atualização é mais inclusiva, com menos restrições para sistemas mais antigos. Resumidamente, a menos que esteja a atualizar a partir de uma versão mais antiga do Windows ou a utilizar uma conta local, o seu computador será automaticamente encriptado depois de instalar ou reinstalar a nova versão do Windows 11.
Windows 11: o seu computador será automaticamente encriptado!
Durante a configuração, o Windows encriptará todas as unidades do seu PC e associará as chaves de encriptação à sua conta Microsoft. As unidades desbloqueiam-se automaticamente quando iniciar sessão com a mesma conta. A encriptação do dispositivo mantém o seu armazenamento seguro, mesmo que alguém consiga inserir a sua unidade num computador diferente para obter acesso não autorizado.
A atualização 23H2 do Windows 11, que chegou no início de fevereiro deste ano, também oferecia a mesma encriptação automática utilizando o BitLocker. Mas tinha alguns requisitos avançados (por exemplo, Hardware Security Test Interface e Modern Standby) que excluíam os computadores mais antigos. Além disso, só encriptava automaticamente os dispositivos numa nova instalação do Windows 11 23H2.
Com a nova atualização, a Microsoft tornou-se mais meiga com as restrições mencionadas acima. As novas instalações ou reinstalações da nova versão do Windows 11 ativarão automaticamente a encriptação BitLocker. Isto mesmo em dispositivos que não possuam a Interface de Teste de Segurança de Hardware (HSTI) e o Modern Standby. Pode desativar esta encriptação automática do dispositivo na aplicação Definições. Se estiver simplesmente a atualizar para a versão mais recente, o BitLocker terá de se ativar manualmente.
A última atualização chegou para as edições Windows 11 Pro, Enterprise e Education.
Entretanto a Microsoft começará a empurrar a atualização do Windows 11 24H2 a partir de setembro. Vale a pena mencionar que o suporte do chip de segurança T2 da Apple tem permitido a encriptação automática de dispositivos em Macs há já alguns anos. A Microsoft tem estado apenas a tentar recuperar o atraso nos últimos meses.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!