Cinco coisas que garantem o desempenho do seu telemóvel!

Embora os smartphones sejam indispensáveis hoje em dia muitas vezes esquecemo-nos de lhes dar o cuidado que merecem. Esta falta de atenção pode levar a um desempenho lento, a uma perda de atratividade visual e a outros problemas. Para manter o desempenho do seu telemóvel eis algumas coisas que deve fazer regularmente.

Substituir o protetor de ecrã

Um protetor de ecrã protege o seu telemóvel contra riscos e fissuras e absorve o impacto das quedas para manter o ecrã intacto. No entanto, ao proteger o telemóvel, o próprio protetor pode ficar gasto, manchado, riscado ou lascado. Isto não só afecta o aspeto do ecrã do seu telemóvel, como também pode reduzir a sensibilidade ao toque.

Muitas vezes, ignoramos a necessidade de substituir os protectores de ecrã atempadamente, mas isso pode tornar o seu ecrã mais transparente e sensível. Por isso, deve substituir o protetor de ecrã assim que notar danos ou desgaste. Se estiver a utilizar um protetor de baixa qualidade, substitua-o por um feito de vidro temperado ou de plástico com várias camadas para maior durabilidade e proteção.

Limpe bem o seu telemóvel

Com o tempo, a sujidade, o pó e a fuligem podem acumular-se no telemóvel, fazendo-o parecer muito mais velho do que é. O pó e as manchas podem diminuir o seu atrativo visual, enquanto os detritos finos e as partículas podem ficar alojados nas portas. Isto pode causar problemas de carregamento e afetar a qualidade de áudio do microfone e do altifalante.

Para evitar estes problemas, deve limpar regularmente a porta USB, as grelhas do altifalante e do microfone, o ecrã e o corpo do telemóvel. No caso do ecrã e o corpo do telefone, utilize um pano de microfibras macio e, se necessário, humedeça-o ligeiramente com água ou com um produto de limpeza próprio para ecrãs, para remover as manchas mais difíceis de limpar.

Para as portas e grelhas, pode utilizar uma escova macia ou uma lata de ar comprimido. Não se esqueça de limpar a capa do seu telemóvel quando estiver a fazer isso.

Libertar espaço de armazenamento

Ter um armazenamento cheio ou com apenas uma pequena quantidade de espaço livre pode tornar o telemóvel mais lento, fazer com que as aplicações congelem e crashem, e ter um impacto negativo na sua experiência geral.

Para evitar que isto aconteça, deve libertar regularmente espaço de armazenamento para que o seu telemóvel tenha espaço suficiente para respirar sem problemas. Comece por limpar a cache e os ficheiros temporários para recuperar o espaço que as aplicações ocupam temporariamente. Em seguida, elimine fotografias e vídeos duplicados ou desnecessários. Também pode carregar ficheiros multimédia grandes para o armazenamento na nuvem e removê-los do seu telemóvel.

Remover aplicações não utilizadas

Todos nós temos aplicações instaladas que talvez não utilizemos há muito tempo. Se estas aplicações forem executadas em segundo plano, podem sobrecarregar os recursos do telemóvel, o que pode tornar o seu desempenho mais lento. Também utilizam dados de rede para actualizações, o que pode afetar a velocidade da Internet. Por conseguinte, deve desinstalar todas as aplicações não utilizadas.

Espaço privado do Android 15, não divulgarem dados, sair do modo de segurança no Android, mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

No Android, aceda a Definições > Manutenção do dispositivo > Armazenamento > Aplicações não utilizadas. Verá uma lista de aplicações que não utilizou nos últimos 30 dias. Selecione as que não precisa e desinstale-as.

Lembre-se de que os passos acima podem variar consoante o modelo do seu telemóvel. Além disso, esta funcionalidade pode não estar disponível. Nesses casos, pode encontrar e desinstalar manualmente as aplicações que não utiliza.

Calibrar a bateria do telemóvel

Já alguma vez viu a percentagem de bateria aumentar em vez de diminuir sem sequer o ligar para carregar? Se sim, a bateria do seu telemóvel pode precisar de ser calibrada. Este processo ajuda o software de medição da bateria a refletir com precisão o nível de carga atual e a resolver problemas como o rápido esgotamento da bateria, velocidades de carregamento inconsistentes ou encerramentos e reinícios súbitos.

Para calibrar a bateria, comece por carregar o telemóvel a 100% e, em seguida, utilize-o até a bateria ficar completamente descarregada e o telemóvel se desligar. Para confirmar que a bateria está totalmente descarregada, volte a ligá-lo e verifique se o ícone de bateria descarregada aparece antes de o telemóvel se desligar novamente. Em seguida, ligue o telemóvel enquanto este está desligado e deixe-o carregar ininterruptamente até 100%.

Mantenha-o ligado durante mais uma hora depois de atingir a carga total. Por fim, ligue o telemóvel e utilize-o como habitualmente.

Assim vai ser mais fácil garantir o desempenho do seu telemóvel.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também