(Hands-On) Google Pixel 9 Pro XL: É evidente… Nível subiu!

Estamos fartos de falar da nova geração de smartphones Google na Leak.pt. Os novos Pixel 9 foram finalmente anunciados, e chegam a Portugal em três versões (Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL). Mas, mais importante de que falar de uma coisa que está para chegar, é mesmo passar a sensação que esses mesmos aparelhos passam para as nossas mãos.

  • Já temos o modelo base, e o modelo Pro XL em teste!

Sendo exatamente por isso que, de forma bastante curiosa, podemos afirmar que tudo aquilo que temos vindo a dizer é mesmo real. Os Pixel 9 sentem-se como aparelhos muito mais bem construídos, a gritar Premium como um topo de gama a sério, como são os aparelhos Ultra da Samsung, ou Pro Max da Apple. Temos aqui algo de especial! Que muda o paradigma daquilo que é a Google no mundo dos smartphones, no lado do hardware.

Aliás, podemos até dizer que as parceiras da gigante da pesquisa, podem começar a olhar para esta empresa como uma rival. O que pode tornar as coisas mais estranhas, mas, ao mesmo tempo, muito mais interessantes.

(Hands-On) Google Pixel 9 Pro XL: É evidente… Nível subiu!

(hands-on) google pixel 9 pro xl: É evidente... nível subiu!

Portanto, apesar do facto de a gama Pixel ainda se sentir como algo muito recente nas nossas cabeças, a verdade é que a Google já anda nesta brincadeira há quase 10 anos. Aliás, se formos contar com os aparelhos Nexus, podemos adicionar mais uns quantos anos à brincadeira.

No entanto, se há algo que sempre foi consistente ao longo de todos estes anos, foi a vontade que a Google sempre demonstrou de não pisar os calcanhares às suas parceiras.

Ou seja, durante todos os anos dos aparelhos Nexus e Pixel, o foco da Google nunca foi roubar quota de mercado, mas sim lançar aparelhos extremamente interessantes no lado do software, de forma a mostrar aquilo que seria uma experiência Google Android (quase) perfeita.

Para isto correr bem, a Google sempre utilizou hardware mais antigo, obviamente mais barato. Para depois lançar smartphones que eram curiosos, mas estavam obviamente muito longe daquilo que era um smartphone topo de gama mais a sério.

Isso muda agora!

(hands-on) google pixel 9 pro xl: É evidente... nível subiu!

No fundo, podemos até dizer que mudou no ano passado, quando os Pixel 8 chegaram ao mercado, de facto, a mais mercados face ao que tem sido habitual com a Google. Agora com o claro intuito de vender, e não de apenas ser algo “engraçado” ou “curioso”.

Em 2024, é inegável que os Pixel 9 elevam essa aposta a níveis muito diferentes, a começar logo pela experiência de unboxing. Tanto o Pixel 9, como o Pixel 9 Pro XL (os 2 aparelhos que temos para teste), sentem-se diferenciados.

Como é tirar estes aparelhos da caixa?

O toque é premium, o design está obviamente uns níveis acima daquilo que tem sido normal na gama Pixel, e talvez mais importante que tudo isto, a experiência de utilização está super fluída, sem soluços, e finalmente, sem problemas de sobreaquecimento.

Isto acontece porque, além do facto de a Google ter preferido materiais de maior qualidade, e hardware mais poderoso, também se esforçou nos acabamentos de todos os aparelhos desta nova gama. Mais concretamente, temos ecrãs de muito maior qualidade, novos sistemas de refrigeração (Vapor Chamber), hardware de câmaras completamente renovado, o sensor de impressão digital ultrassónico mais rápido e seguro do mercado, entre muitas outras coisas. Aliás, todos os Pixel 9 deram um salto de 4GB na memória RAM, com o modelo base a chegar com 12GB, enquanto os modelos Pro chegam com 16GB.

São tudo melhorias muito significativas, que se fazem sentir no dia-a-dia.

O que valem?

Ainda não posso falar das funcionalidades e ademais surpresas que a Google preparou para os consumidores. Ainda assim, tenho a dizer que se porventura o Pixel 8 Pro se sentiu como uma lufada de ar fresco, aqui podemos muito bem vir a ter um tornado nas nossas mãos.

O problema pode é estar no preço. Porque, ao ser ainda um nome que é novidade na cabeça de muitas pessoas, e está assente como uma gama mais próxima à gama média na cabeça de outras. Pode ser complicado para a Google justificar o aumento de preço face aos modelos do ano passado.

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca deste lançamento. Ficou interessado? Faltou alguma coisa? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também