Como encontrar uma fuga de ar no seu automóvel

Se o seu carro estiver a perder água ou óleo é fácil perceber. Isto porque vai aparecer liquido em algum lado. No entanto, uma fuga de ar é mais complicado. Curiosamente muitas pessoas só se apercebem dela quando a luz do motor acende no painel de instrumentos. Mas como é possível encontrar uma fuga de ar no automóvel?

Como encontrar uma fuga de ar no seu automóvel

Uma fuga de ar normalmente não impede o arranque do motor. No entanto pode ser um dos problemas que ativam a irritante luz “do motor” no painel de instrumentos. Também pode causar outros problemas, como um ralenti elevado ou um fraco desempenho sob carga, como ao acelerar ou subir uma colina.

Confie nos seus olhos e ouvidos

As verificações mais simples que pode efetuar para encontrar uma fuga de ar requerem apenas um pouco de paciência e ferramentas que estão permanentemente instaladas na sua cabeça. Inspecione visualmente as mangueiras de ar para verificar se existem fissuras e certifique-se de que ambas as extremidades de todas as mangueiras estão bem assentes. Também é útil ligar o motor e deixá-lo ao ralenti enquanto mexe a cabeça, à procura de um assobio agudo. Naturalmente, tenha cuidado com as peças móveis, como as correias dos acessórios e a ventoinha de arrefecimento. Certifique-se também de que mantém o cabelo comprido preso e as mãos fora da zona de perigo.

alternador do carro está com problemas

A menos que tenha uma grande fuga de ar, o ruído pode ser eliminado pelos sons do motor e pode ser difícil detectá-lo apenas com os ouvidos. Se for esse o caso, pode também tentar cortar algumas das linhas de vácuo. Isto pode ajudar a identificar um componente com fugas, como um servo-freio ou um avanço de vácuo do distribuidor.

As fugas de ar também podem ser causadas por um coletor de admissão solto ou rachado.

Alguns testes avançados

Se não conseguir ver ou ouvir de onde vem a fuga de ar, existem alguns outros testes que pode efetuar. As fugas que levam à entrada de ar em excesso no motor podem ser localizadas utilizando uma tocha de propano apagada, uma lata de líquido de arranque, um produto de limpeza do carburador ou um produto de limpeza dos travões. Todas estas substâncias são combustíveis e – quando entram no motor através de uma fuga de vácuo – fazem com que o ralenti seja mais rápido e mais suave do que quando está a aspirar ar em excesso através da fuga.

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O WD-40, que tem inúmeras outras utilizações na reparação e manutenção de automóveis, também se pode utilizar para este teste. Uma vez que todas estas substâncias são inflamáveis, tenha cuidado para não as pulverizar nos coletores de escape quentes. Ou então perto dos terminais da bateria, que podem formar arcos voltaicos e gerar faíscas.

Entretanto como em qualquer tarefa de reparação automóvel, é boa ideia ter à mão um extintor de incêndio químico ou um cobertor antifogo para o caso de ocorrer um acidente. Também existem formas menos primitivas de detetar fugas de vácuo.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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