Paint 3D: Microsoft mata mais uma aplicação no Windows 11

Lembra-se de quando costumava ter duas aplicações Paint pré-instaladas no seu PC com Windows? Uma era a normal, enquanto a outra continha funcionalidades 3D. A certa altura, o Paint 3D era suposto substituir o Paint clássico, mas agora a situação inverteu-se. A Microsoft está a acabar com a aplicação Paint 3D depois de ter dedicado vários anos ao projeto.

Paint 3D: Microsoft mata mais uma aplicação no Windows 11

O Paint 3D tem estado ausente nos últimos três anos e, finalmente, vai desaparecer a 4 de novembro de 2024.

Na prática junta-se a muitas aplicações, incluindo o Mail e o Calendário, que são substituídos pelo Outlook web. Como alguns utilizadores notaram aparece agora uma nova faixa na aplicação a informar sobre a data de fim de serviço.

paint 3d: microsoft mata mais uma aplicação no windows 11

A aplicação já não vem pré-instalada no Windows 11 como outras aplicações da Microsoft, mas está disponível na Microsoft Store. Mas até isso chegou ao fim.

O Windows 10 ainda tem a antiga aplicação, que tem uma opção para mudar para a nova versão e editar ainda mais a imagem. No Windows 11, a nova aplicação não incentiva de forma alguma a mudar para a sua versão 3D, o que mostra que a Microsoft não tinha interesse nele.

Esta aplicação já estava a sofrer com algumas falhas

Os utilizadores do Paint 3D recentemente começaram a reclamar de um problema em que a aplicação não aparecia nas sugestões ao usar a opção “Abrir com”. Assim, os utilizadores têm de iniciar primeiro o Paint 3D e depois procurar a imagem, o que dá a sensação de “utilizar uma aplicação de há 25 anos”.

Lembramos que em 2020, a Microsoft ofereceu a opção para a nova app no menu de contexto, mas isso mudou em 2021, quando uma atualização removeu a opção e pediu às pessoas que usassem a opção “Abrir com…”.

A falha de uma simples ação “Abrir com” dificultou a utilização do Paint 3D para a edição de imagens.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também