A Microsoft não desistiu de fazer experiências com o menu Iniciar. Quer se trate do painel complementar para aplicações junto ao menu Iniciar ou de experiências de layout, o Windows 11 está a experimentar tudo. Depois de testar um layout de grade para a seção onde é possível ver toda as aplicações, em breve vai chegar a visualização por categoria. Vamos então olhar para as mudanças no menu Iniciar do Windows 11.
Há mais mudanças a caminho do menu Iniciar do Windows 11
Esta novidade foi descoberta pelo site Windows Latest que até já tinha descoberto anteriormente o layout oculto “Categoria” na secção Todas as aplicações. Nessa altura, a cor aparecia nos blocos de categoria em vez de aplicações. Mas, após a última atualização do canal Windows 11 Beta, o novo layout funciona até certo ponto.
O que podemos encontrar na nova vista?
A mudança mais notável entre as versões é que alguns ícones de aplicações aparecem em cada caixa de categoria.
O design atual pode conter quatro ícones de aplicações. Uma vez que predetermina as aplicações que vão para cada caixa, algumas estão parcialmente preenchidas enquanto outras estão empilhadas. A maioria destas são aplicações do sistema/Microsoft, e clicar no ícone inicia a aplicação.
Uma vez que este design de quatro aplicações para cada caixa de categoria é insuficiente, a caixa individual em cada categoria também pode atuar como uma caixa de subcategoria. Em termos simples, clicar nelas deveria mostrar mais quatro aplicações. No entanto, isso não parece funcionar nesta versão Beta.
O design faz lembrar os blocos dinâmicos, uma função que já não faz parte do Windows 11. Os blocos dinâmicos podem exibir um contador de notificações (e até mesmo conteúdo parcial de notificações).
Tanto o esquema de Categoria como o de Grelha facilitam a navegação no menu Iniciar. A disposição predefinida é um desperdício de espaço e é necessário deslocar-se muito. O design de Grelha agrupa as aplicações pela sua primeira letra, agrupando várias aplicações sob cada letra.
Esperamos que os novos layouts fiquem disponíveis com a atualização 24H2 para o Windows 11. O mesmo acontece com o painel complementar para aplicações que permite verificar as estatísticas de uma aplicação sem a abrir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!