Hoje em dia gostamos muito de falar de estagnação, em como os smartphones são quase todos iguais, oferecerem os mesmos níveis de performance, e até no lado da sempre tão importante bateria, a coisa está completamente parada no tempo.
Mas, por vezes, é boa ideia olhar para o nosso passado recente para controlar o nível de exigência que apresentamos às fabricantes. Os smartphones, apesar de já ser muito difícil reinventar a roda, continuam a melhorar todos os anos.
Só para ter ideia, foi há mais de 6 anos que a Samsung lançou o seu Galaxy Note 9, na altura com uma incrível bateria de 4000mAh. Um smartphone extremamente elogiado pela crítica, e consumidores, mas que agora está completamente obsoleto em vários aspetos.
Aliás, hoje em dia, até essa quantidade de bateria é considerada “pouco”, e só tem espaço em aparelhos de gama baixa, ou de tamanho compacto.
Samsung meteu 4000mAh no Galaxy Note 9. Hoje parece pouco, e não é só isso. A evolução sente-se!
Portanto, parece que foi ontem, mas foi em 2018 que a Samsung impressionou o mercado com um smartphone Galaxy Note 9 super poderoso, equipado com uma S-Pen, mas ainda assim, com uma “gigantesca” bateria de 4000mAh.
Na altura já existiam smartphones com capacidades de bateria similares. Mas, meter tanta capacidade, num smartphone leve e fino, que ainda tem de conseguir encaixar uma caneta dentro do seu corpo, foi incrível, sendo exatamente por isso que ainda hoje o Galaxy Note 9 tem um espaço especial na alma de muitos entusiastas do mundo mobile.
Mas, se formos olhar bem para este equipamento, é perfeitamente possível ver a evolução que os smartphones tiveram ao longo dos anos.
Afinal, além do facto de 4000mAh ser uma hoje em dia uma quantidade de bateria considerada limitadora para o dia-a-dia, a verdade é que nesta altura ainda existam margens massivas à volta do ecrã OLED, o sensor de impressão digital ainda estava na traseira do smartphone, e claro, o módulo de câmaras não era mau, mas ao lado daquilo que podemos encontrar até num smartphone de gama média Android, era apenas e só uma piada.
É incrível perceber como a tecnologia mudou, e continua a mudar. Temos de valorizar mais isso!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Concorda? A exigência está muito alta, talvez até demasiado alta? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!