Quando é lançado um filme que muito provavelmente vai ser super popular, este vai quase sempre parar às salas IMAX. Porque é aqui que vamos ter a melhor experiência, com melhor qualidade visual, melhor áudio, etc… Sendo exatamente por isso que as salas são maiores, e os preços são também significativamente mais altos.
Mas, a realidade é que além de um aumento de qualidade em todos os campos, também vai ter mais informação visual, porque o aspeto do ecrã não é o mesmo.
- LINK
IMAX mostra mais, com mais qualidade, mas não é sempre! Depende do filme!
Portanto, como dissemos em cima, um filme presente em uma sala IMAX vai apresentar maior resolução, vai ter uma experiência de áudio muito superior, e vai também ter a capacidade de lhe mostrar mais de tudo aquilo que está a acontecer à volta da personagem a aparecer na tela.
Porém, além de ser necessário uma sala IMAX “a sério”, que não são assim tão comuns quanto isso. É também necessário que o filme seja filmado com uma câmara IMAX a sério, no formato padrão deste tipo de filme.
Ou seja, caso não saiba, os filmes normais de Hollywood utilizam película de 35 mm, que passa verticalmente através da porta da câmara. Entretanto, as câmaras IMAX utilizam película de 70 mm, pelo que o enquadramento é significativamente maior. Além disso, de forma muito curiosa, a película IMAX passa horizontalmente através da câmara. Por isso, passa da esquerda para a direita e da direita para a esquerda através do portão.
- Caso não saiba, o IMAX foi inventado no Canadá e o nome deriva de “I”mage “MAX “imum.
Por exemplo, o mais recente filme de Christopher Nolan (Oppenheimer), um amante assumido de IMAX, não é todo filmado em IMAX.
Aliás, de todos os projetos do Realizador, este é um dos filmes que menos tem percentagem de imagens IMAX. Afinal, das mais ou menos 3 horas de filme, apenas 40~45 minutos têm rácio de ecrã próprio do IMAX (1.43:1).
Curiosamente, isto acontece em Oppenheimer, porque é um filme que tem como base muito diálogo, e caso não saiba, as câmaras “a sério” IMAX ainda fazem muito barulho, o que acaba por ser contraproducente para a obra em si.
Em suma, se gosta muito de ir ao cinema, e dá valor ao IMAX. Porém, nem sempre acha por bem gastar o dinheiro do bilhete… É uma boa ideia perceber a percentagem de imagens IMAX no filme em exibição.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!