O Windows 11 24H2 chegará em setembro ou outubro aos PCs AMD e Intel. Embora se acredite amplamente que o Windows 11 24H2 é mais sobre IA, isso não é totalmente verdade. O update de 2024 do Windows 11 tem muitas outras novidades, incluindo uma nova API que pode ajudar as apps a serem executadas mais rapidamente.
Update de 2024 do Windows 11 deixa apps mais rápidas!
Um dos grandes destaques da nova atualização é sem dúvida o WDDM 3.2. No entanto não é o único a merecer atenção.
Como o site Windows Latest descobriu, um documento oficial afirma que o Windows 11 24H2 permite que as aplicações comuniquem mais rapidamente com a GPU. Isto permite que as aplicações no Windows 11 versão 24H2 enviem rapidamente pequenas tarefas para a gráfica, o que resulta em menor latência e melhor desempenho.
Por exemplo, se estiver a utilizar um programa com uso intensivo de gráficos, como um editor de vídeo, estas aplicações enviam constantemente pequenos pedaços de trabalho para o processador gráfico. Com a nova função este processo torna-se muito mais rápido. O atraso é reduzido porque a aplicação pode enviar diretamente o seu pedido de utilização.
A Microsoft explica que o Windows 11 24H2 utiliza uma coisa chamada “GPU doorbells”, que notificam a gráfica quando novas tarefas são adicionadas à fila. Existem dois modelos:
Global Doorbells: Todas as tarefas partilham um único mecanismo de notificação, que a gráfica verifica continuamente.
Doorbells dedicadas: Cada fila de tarefas tem o seu próprio mecanismo de notificação, tornando mais fácil para a GPU saber exatamente qual a tarefa a processar.
Mas o que pode correr mal quando mais aplicações começam a depender da gráfica para pequenas tarefas?
Aparentemente, isto pode resultar num elevado consumo de energia, mas há uma forma de o contornar.
De acordo com o documento, a submissão de trabalho no modo de utilizador pode funcionar com a funcionalidade de transição de estado do motor do Windows.
Para quem não sabe, os controladores do Windows 11 utilizam a transições de estado para gerir a gestão de energia da gráfica. Normalmente, quando uma gráfica está num modo de alta potência, provoca um maior consumo de energia. Isto acontece apenas quando a GPU está ocupada (a lidar com pedidos de aplicações ou jogos).
Da mesma forma, quando a gráfica está num estado inativo, está num modo de baixo consumo para poupar energia.
A gráfica pode alternar entre os dois modos de desempenho, dependendo da tarefa enviada através do envio do modo de utilizador. Quando uma tarefa é enviada através do envio do modo de utilizador, o sistema de transição de estado do motor capta o pedido da aplicação para a GPU e muda para o modo de alta potência.
Depois de concluir as tarefas, se não houver mais trabalhos, o estado do motor faz a transição da gráfica de volta para um modo de baixo consumo.
A Microsoft já disponibilizou esta novidade para PCs Copilot+ com gráfica integrada Snapdragon.
Os restantes utilizadores do Windows com hardware Intel, AMD e Nvidia receberão a funcionalidade em setembro/outubro com a atualização 24H2 do Windows 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!