A atual gama de placas gráficas RTX 40 ainda se sente como uma novidade, porque… Bem… Sempre tiveram um preço absurdo. O máximo que aconteceu foi mesmo o facto de o preço ter baixado para o preço de lançamento, depois de vários meses, ou até anos, de preços bastante superiores aos que a NVIDIA anunciou no inÃcio do ciclo de vida desta geração.
Dito tudo isto, 2025 deveria ser o ano em que a NVIDIA aparecia no mercado com os novos modelos RTX 50, bem como outros modelos mais “Pro” para servidores e gigantescas redes de computação de IA, tudo tendo como base a arquitetura Blackwell, mas… Talvez não. Ou pelo menos talvez não no inÃcio do próximo ano.
NVIDIA está com problemas. Tudo adiado!
Portanto, é muito provável que tenhamos de esperar um pouco mais para deitar as mãos às mais recentes GPUs Blackwell da Nvidia. De acordo com várias fontes, a arquitetura Blackwell está adiada. Potencialmente por vários meses. Tudo devido a uma falha de design detectada durante a fase de amostragem. A fase que antecede a produção em massa, e posterior envio para as parceiras AIB.
Como deve imaginar, as novas placas gráficas ainda não foram anunciadas, e como tal, não têm uma data associada. Porém, era esperado que as primeiras unidades fossem anunciadas logo na CES, com várias versões de topo a chegarem às prateleiras antes de Abril de 2025.
Mas, não!
O adiamento já está nas mãos da Microsoft. Bem como a outros parceiros da NVIDIA dentro do mundo dos centros de dados. Ou seja, não estamos apenas a falar das RTX 50. Estamos mesmo a falar de todos os produtos baseados na arquitetura Blackwell.
Isto é um grande rombo para a NVIDIA, que até aqui tem vindo a crescer de forma quase absurda na bolsa de valores. Ainda assim, não é o suficiente para retirar a NVIDIA da valorização atual, porque mesmo com estes problemas, a realidade é que a gigante das placas GeForce continua com o queijo e faca na mão em termos de capacidade de processamento e produção.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!