Há alguns anos a Apple entusiasmou toda a gente com os tablets. Estávamos em 2010, altura em que chegou o primeiro iPad. Entretanto não demorou muito até que a Samsung lançasse o seu próprio Galaxy Tab. As opções de dezenas de marcas inundaram o mercado nos anos seguintes, atingindo o seu pico por volta de 2014. Nos anos que se seguiram, o interesse (e as vendas) começaram a diminuir. No entanto esta tendência no mercado dos tablets está a inverter-se e as vendas de tablets voltam novamente a aumentar!
Vendas de tablets voltam novamente a aumentar!
As vendas de tablets estão a aumentar de ano para ano. Basicamente em todos os sectores, de acordo com as últimas estatÃsticas preparadas pela International Data Corporation (IDC). A Apple e a Samsung, os dois maiores fabricantes de tablets, registaram um aumento das vendas superior a 18% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo perÃodo em 2023. A Lenovo está a manter-se estável como o terceiro maior fabricante de tablets, mas a sua quota diminuiu ligeiramente, apesar de os envios terem aumentado 16,7%. É uma prova da dimensão crescente do mercado em geral.
Os maiores ganhos estão a acontecer mais abaixo no grupo. A Huawei, que ocupa o quarto lugar, aumentou as vendas em 40,3%. Entretanto, embora a Xiaomi mantenha o quinto lugar, quase duplicou a sua produção de tablets ao longo do ano.
Em última análise, a IDC refere que, em termos gerais, os envios estão mais ou menos de volta ao ponto em que se encontravam antes da pandemia. Este trimestre registou o envio de cerca de 34,4 milhões de dispositivos, contra 32,5 milhões cinco anos antes. No ano passado, esse número era de 28,3 milhões. Claro, talvez a maior questão seja o que acontece a seguir? Será que a queda do final da década de 2010 vai voltar? Ou será possÃvel que alguma desta dinâmica se mantenha e, mesmo que os fabricantes de tablets não vejam regressar os ganhos da pandemia, o mercado poderá estabelecer-se num perÃodo de crescimento sustentado e gradual?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!